Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 09/05/2024

Prefeitura de Louveira intensifica programas Sociais para famílias com vulnerabilidade

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, é referência em serviços sociais e atendimento a população, especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2023, mais 6.400 famílias foram auxiliadas com os programas e a Prefeitura tem intensificado os  investimentos nessa área, promovendo diversas ações e programas para atender às necessidades da população. 

Algumas das iniciativas destacadas são duas unidades do Centro de Referência (CRAS), Bairro e Centro, que atendem cerca de 2.000 mil famílias. A principal função dos CRAS é criar esses espaços de troca e convivência para o fortalecimento de redes de apoio entre a população. E o CREAS que existe para atender as pessoas que sofrem algum tipo de violência, seja mulher, criança, idoso, pessoa com deficiência ou adulto na perspectiva de facilitar a superação do ciclo de violência. O CREAS atende cerca de 90 famílias. Louveira ainda conta com um Centro de Convivência e Fortalecimento de Crianças, que atende aproximadamente 200 famílias por mês, e um Centro de Convivência Idoso (CCI) que atende, 500 idosos.

Um dos Programas mais importantes oferecidos pela Prefeitura é o Programa Prato Cheio - Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN), onde as famílias cadastradas recebem mensalmente uma cesta básica.

Outro aspecto importante na cidade é a Casa dos Conselhos, que inclui: Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este trabalho é essencial para a participação da sociedade civil, no qual é realizada a prestação de apoio e atendimento especializado para garantir todos os direitos e inclusão de cada um. Além disso, é um espaço para sugestões e demandas. 

Louveira ainda conta com a ação Operação Inverno, que ajuda a acolher pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano, oferecendo abrigo, alimentação e atendimento por meio dos serviços da Rede Municipal de Proteção Social. A Operação Inverno é considerada uma medida emergencial e transitória, buscando ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Na Operação Inverno 2023, foram atendidas mais de 1.000 pessoas.  

A Prefeitura ainda realiza diversas ações e programas para combater a desigualdade social, como a distribuição de absorventes, cozinha piloto, cursos gratuitos do NUCCA,  além de promover encontros, palestras e atividades para fortalecer as identidades, potencialidades e apoio às vítimas de violência.