Governo | 18/09/2014

Prefeitura de Louveira inicia visitas para cadastramento do Cartão Cidadão

cartão_visita

Começou na segunda-feira (15 de setembro) a série de visitas às residências de Louveira com intuito de recolher dados necessários para elaboração do Cartão Cidadão, documento que servirá como um ‘passaporte’ de acesso do munícipe aos serviços públicos oferecidos.

Identificados com a marca do programa, os agentes de cadastro percorrerão até o final do ano todas as residências da cidade coletando dados sobre as famílias para ingressá-las no programa, previsto para entrar em vigor no início de 2015. Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).

A equipe de agentes cadastradores já percorreu, entre segunda de manhã e quarta-feira (17), os bairros Jardim Lago Azul (II e III), Jardim Esmeralda e Cidade Jardim, totalizando 284 residências visitas. Com média de aproximadamente 100 visitas diárias, a coordenação do programa estima visitar mais 300 moradias até este sábado (20). “Mas já na próxima semana vamos dobrar a quantidade de agentes, de 12 para 24, para conseguirmos visitar uma média de 200 residências por dia”, anuncia a coordenadora do Cartão Cidadão em Louveira, Valéria Bernini.

Ela explica que os agentes efetuam duas visitas esporádicas para colher informações prévias das famílias e caso o morador estiver ausente nas duas tentativas, funcionários do programa entrarão em contato por telefone para agendar uma terceira visita.

Após a primeira conversa com os cadastradores, os munícipes serão orientados a comparecer em 15 dias à sede do Cartão Cidadão e fornecer informações complementares e cadastrar as digitais.

O cartão é um projeto que busca conhecer com detalhe a população e integrar os serviços por meio de um único documento, gerando uma base de dados importante para implantação de políticas públicas de qualidade em diferentes áreas, como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social.

De acordo com o prefeito Junior Finamore, a partir das informações fornecidas pelo cartão de cada munícipe, a Prefeitura poderá elaborar ações segmentadas e aperfeiçoar serviços com maior precisão. “O documento vai possibilitar modernizar e estreitar o relacionamento entre a Administração Municipal e o munícipe, assim como agilizar o atendimento nas áreas de saúde e outros setores”, afirmou o prefeito, durante a cerimônia de lançamento do programa, realizada na última sexta-feira (12), no Gabinete.

A Prefeitura estima colocar o cartão em funcionamento a partir do ano que vem, uma vez que sua implantação depende de algumas etapas preliminares, como o cadastramento dos cidadãos, definição dos serviços e capacitação dos servidores públicos.

Mais informações pelos telefones 0800  7722245 (Ouvidoria) ou 3848.1039 (Cartão Cidadão).

Documentos necessários: