Assistência Social | 01/06/2023

Prefeitura de Louveira inicia Operação Inverno nesta quinta, 1º de junho

A ação prevê o acolhimento das pessoas em situação de rua, com a proximidade das noites de frios mais intensas

A Prefeitura de Louveira, por meio de uma ação integrada entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança e Fundo Social, com a coparticipação das demais Secretarias, inicia nesta quinta-feira, 1º de junho, a Operação Inverno. A ação emergencial tem como objetivo acolher as pessoas em situação de rua sobretudo neste período de noites mais frias, com a proximidade e chegada do Inverno. A proposta é o acolhimento e, também, atendimento por meio dos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Proteção Social. A operação se estenderá até o dia 31 de agosto.

“Iniciamos nesta quinta a Operação Inverno que se estenderá até o dia 31 de agosto, abrangendo o período anual mais suscetível às intensas quedas de temperatura. Vamos dar continuidade ao trabalho planejado e sério que temos feito na cidade, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade, concomitante à Campanha do Agasalho, e temos certeza que isso resultará em pessoas aquecidas e protegidas do frio” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

O processo de acolhimento conta com a abordagem composta pela Equipe do Consultório de Rua, formada por Psicólogo, Técnico de enfermagem e Assistente social, com início às 14hs, em locais estratégicos. As pessoas em situação de rua que aceitarem, serão encaminhadas para o local de abrigo que a Prefeitura preparou para a ação.

Serão realizados atendimentos básicos de saúde, curativos, vacinas, bem como, se necessário, encaminhamento para a Rede de Saúde e ou Pronto Socorro. Em casos em que o atendido possuir algum animal que o acompanhe, o animal será assistido por Profissionais da Saúde Animal, para vacinação e avaliação para garantir segurança a todos envolvidos. As abordagens também serão assistidas pela equipe da Guarda Municipal.

Na base de acolhimento, o usuário terá acesso a banho, jantar e local apropriado para dormir. A partir das 6hs, será servido café da manhã e em seguida todos passarão por uma entrevista com Assistente Social, para identificação, avaliação e encaminhamento para Rede Municipal de Atendimento.