Esporte, Lazer e Juventude | 03/10/2019

Prefeitura de Louveira incentiva esportes através de artes marciais

As técnicas e prática das artes marciais trazem diversos benefícios para o corpo. Seu único foco não é o bem estar físico. Ela também é responsável pelo desenvolvimento mental e moral, coordenação motora, alívio nas dores das costas, controle de peso e ajuda na concentração.

Com isso, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, oferece o Centro de Excelência de Artes Marciais (CEAM), visando melhorar a qualidade de vida dos moradores, oferecendo aos participantes amplo espaço de tatame e equipamentos para uma boa aula como capacetes, protetores e luvas.

As escolinhas esportivas da prefeitura recebem aproximadamente 4.000 alunos e mais de 1.800 participantes nas competições de futebol amador e futsal. Nas artes marciais, cerca de 700 alunos participam das aulas gratuitas.

Samia Nilce Palhares conta que participa do CEAM desde 2015 e seu filho Caio Palhares de Campos, 12 anos também. “Meu filho está crescendo com o CEAM em disciplina e determinação”, conta.

A família luta taekwondo e, além disso, participa da natação, hidroginástica, funcional e yoga. “Só tenho que agradecer pela iniciativa da prefeitura. Os professores estão de parabéns”, afirma.

As lutas

A prefeitura de louveira oferece aulas gratuitas de judô, karatê, jiu jitsu e taewondo. As lutas têm como objetivo muito mais que um condicionamento físico mais gerar disciplina no participante e respeito.

Judô
O judô envolve bastante contato físico e técnicas voltadas para imobilização e autodefesa. Cada participante usa uma cor de faixa de acordo com o seu grau de evolução no esporte além de ajudar no raciocínio do praticante.

Karatê
Essa luta envolve práticas que envolvem o uso de todo o corpo para defesa e ataque com golpes rápidos e controlados com as mãos e pés, chutes, joelhadas e socos. As aulas vão além, ensinando sobre respeitar o próximo, disciplina, lealdade e autocontrole.

Jiu Jitsu
Jiu Jitsu é uma arte marcial com diferentes técnicas e golpes corporais, ajudando no reflexo e melhoria da capacidade cardiovascular trabalhando na respiração.

Takewondo
Taekwondo significa “caminho dos pés e mãos através da mente” e tem como objetivo melhor a saúde do corpo e mente, respeito, disciplina e humildade.
No dia 15 de setembro aconteceu a 2.ª Copa Louveira de Taekwondo no CEAM, com o apoio da prefeitura com o suporte para a organização do campeonato.

Como participar
Para participar, basta apresentar o Cartão Cidadão atualizado e aguardar a divulgação das inscrições. Pessoas a partir de 6 anos podem participar das aulas.
Mais informações na estrada Miguel Bossi, 358, Capivari ou pelo telefone 3878-1357.