Esporte, Lazer e Juventude | 16/07/2014

Prefeitura de Louveira implanta projeto que visa reduzir a obesidade infantil

obesidade_infantil

Uma parceria formada pelas secretarias de Esporte, Educação e Saúde de Louveira pretende diminuir o índice de alunos da Rede Municipal de Ensino com obesidade infantil. Por meio do projeto “Muito além de uma brincadeira”, iniciado nesta terça-feira (15 de julho), cerca de 60 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias participam de diversas atividades teóricas e práticas, que abrangem desde orientações sobre alimentação adequada a aulas de modalidades esportivas e recreativas.

Um dos focos do projeto, segundo o educador físico e um dos idealizadores do programa, Fernando César, é mostrar à criança e sua família o caminho para mudar os hábitos e sair do sedentarismo. “A criança convidada tem a oportunidade de participar, interagir e se sentir estimulada a mudar sua rotina e se apegar a práticas que oferecem diversos benefícios, como o emagrecimento e melhora na qualidade de vida”, acrescenta.

As aulas estão sendo ministradas todas as terças e sextas-feiras, das 9h10 às 10h10 e das 15h10 e 16h10, no ginásio da Área de Lazer do Trabalhador. Durante o período o professor Fernando coloca a criançada para se divertir com as atividades esportivas e jogos de Badmington (uma mistura de tênis e vôlei com raquete e peteca) – nova modalidade que está sendo implantada em Louveira. “Trabalhamos com uma programação que visa desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, agilidade e que leva o aluno a ter um gasto energético alto e consequente gasto calórico, acelerando seu metabolismo e a perda de peso”, diz o educador físico.

Além de práticas físicas, as crianças do projeto “Muito além de uma brincadeira” contam com acompanhamento periódico de psicólogas e instruções sobre uma nutrição saudável, que aborda a importância da mastigação, a quantidade correta das porções de cada tipo de alimento e até mesmo aulas na cozinha experimental, onde os alunos poderão aprender a preparar lanches e sobremesas saudáveis, por exemplo.

As crianças que ingressaram no projeto foram convidadas após a detecção do sobrepeso por meio de uma avaliação que mede o peso em relação a sua altura (Índice de Massa Corporal- IMC). Após a análise, a coordenação do programa enviou cartas-convite às famílias esclarecendo os objetivos do projeto. Todos os alunos da Rede Municipal foram avaliados.