Desenvolvimento Urbano | 27/04/2026
Prefeitura de Louveira executa obra de drenagem na Alameda dos Calistemos para conter erosão e garantir segurança
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está realizando uma importante obra de drenagem na Alameda dos Calistemos, no Santa Isabel II, com o objetivo de solucionar um problema antigo de erosão causado pelo rompimento de uma escada hidráulica.
A situação, que vinha se agravando desde 2022 sem resolução definitiva, começou a ser tratada pela atual gestão com início das obras no dia 8 de abril. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no início do mês de maio.
A intervenção contempla a reforma da parte da escada hidráulica que ainda se encontrava em condições estruturais adequadas, além da canalização do trecho comprometido com a instalação de tubulação PAD de 600 mm de diâmetro, ampliando significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais.
Devido à alta velocidade da água no local, provocada pela grande diferença de nível do terreno, também foi implantado um poço de visita com barreira de contenção de impacto, garantindo maior segurança e durabilidade à estrutura.
Outra melhoria importante foi a construção de uma caixa de retardo a montante, com a função de reduzir a força da água antes de sua chegada ao ponto crítico. Além disso, o sistema de recepção das águas foi totalmente readequado: o antigo vão de entrada foi substituído por uma nova estrutura com abertura de 70 centímetros, projetada para receber o fluxo com mais eficiência.
A obra também incluiu a ampliação do diâmetro da tubulação existente, que passou de 400 mm para 600 mm, proporcionando maior vazão e contribuindo para a prevenção de novos processos erosivos.
















