Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 10/08/2017

Prefeitura de Louveira desenvolve assessoria especializada na Educação Inclusiva

assesoria

A Prefeitura de Louveira, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Social vem desenvolvendo um trabalho excepcional voltado à inclusão social, especificamente na Educação Inclusiva, onde visa oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa formar todos os profissionais que atuam na área de educação do município. Atualmente as vinte e três escolas municipais dos Ensinos Infantil e Fundamental já estão sendo assistidas com capacitação e formação dos monitores/cuidadores, professores e os coordenadores das escolas.

Recentemente a Prefeitura passou a incluir os alunos do ensino infantil, visando não somente a ampliação do atendimento, mas também com ‘o olhar’ voltado para os estímulos que uma criança deve receber no início da fase infantil, que vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro.

A Secretaria da Educação de Louveira conta com as parcerias das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, que juntos, alinham os planejamentos e planos de ação individualizados que, então são desenvolvidos com as crianças com necessidades especiais.
Um exemplo desta assessoria especializada é a disponibilidade do uso de ‘tablets’ para crianças com deficiência visual, onde os conteúdos dos materiais didáticos são incluídos nestes ‘tablets’ e a criança pode então ter a mesma oportunidade de leitura e aprendizagem. Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, de fina espessura e com tela sensível ao toque.

Há também o transporte especializado e adaptado da rede municipal, realizado pelos agentes escolares, com o percurso de ida e volta das residências dos alunos cadastrados, além das viagens para terapias/atendimentos quando necessário. Esta facilidade é estendida para a rede estadual, uma vez que o(a) aluno(a) finalizando o ensino fundamental, passa a integrar o ensino médio da rede estadual.

A Secretaria da Educação ressalta que a Educação Inclusiva é um processo contínuo e deve atuar em constante parceria com os pais da criança com necessidade especial; uma vez que a família tem acesso ao plano de ação traçado pelos especialistas (professores de AEE) e, assim sentirem-se parte do processo de promoção inclusiva juntamente à criança.

Mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (19) 3848-1203