Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 02/12/2013

Prefeitura de Louveira convoca beneficiários do Bolsa Família para atualizar cadastro até o dia 13

As Secretarias de Assistência Social e Saúde da Prefeitura Municipal de Louveira convocam as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para atualização de cadastro até o dia 13 de dezembro. O procedimento é realizado a cada dois anos ou anualmente - quando houver qualquer alteração nas informações, sobretudo nos dados de composição familiar, endereço e renda.

A atualização das informações é necessária para evitar o bloqueio e cancelamento do benefício, e deve ser feita em algum dos dois ‘Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)’ da cidade e também nas Unidades de Saúde (Veja endereços abaixo), onde é feito o acompanhamento das crianças escritas no programa.

Os compromissos com o Programa Bolsa Família são simultâneos nas áreas ‘Social’, ‘Saúde’ e ‘Educação’. Na Saúde, as exigências são o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e pré-natal para as gestantes e acompanhamentos das mães com bebês em época de amamentação.  Já na Educação, as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem estar matriculadas e ter 85% de frequência escolar mensal mínima. Os jovens de 16 a 17 anos devem frequentar no mínimo 75% das aulas mensalmente. Nos programas da Ação Social a frequência deve ser de 85% nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em Louveira, no âmbito da assistência social as famílias beneficiárias são acompanhadas pelo CRAS por meio de ações socioeducativas, além disso, os adolescentes participam do Centro de Convivência da Juventude.

A revisão cadastral é uma atividade contínua, conforme regulamentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Federal. Segundo informações do Portal da Transparência do Governo Federal, Louveira tem 888 famílias inseridas no Programa, que recebem ao todo R$ 842 mil anuais em repasse.

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O ‘Bolsa Família’ integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Serviço:

CRAS:      

1- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro: Rua Nicola Taralo, 76 – Centro. Telefone: 3878-4136. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Bairro Santo Antônio: Rua Antônio Chicalhone, 330 – Bairro Santo Antônio. Telefone: 3848-3487. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Unidades de Saúde:

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos

Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio 

2-    Posto de Saúde – Centro

Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova

 3-    Posto de Saúde – Gilberto Ajjar – Monterrey

Avenida Gualicho, 1185 – Monterrey

 4-    Posto de Saúde – Burck

Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck

 5-    PA – Pronto Atendimento

Rua Luiz Martins Cruz, n° 63 – Bairro Santo Antônio

 6-    Secretaria de Saúde

Rua Antônio Schiamanna, 208 – Vila Nova