Saúde | 31/05/2016

Prefeitura de Louveira compra doses de vacina contra H1N1 e vai imunizar todos os moradores

Vacinação H1N1

A Prefeitura de Louveira comprou doses extras de vacina contra a gripe H1N1 e vai estender a imunização para todos os moradores da cidade. A vacinação para o público que não faz parte do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde, ou seja, pessoas de seis a 59 anos de idade, começa nesta quarta-feira, dia 1, e se estende até o dia 30 de junho. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta, das 07 às 16 horas. Para receber a vacina é obrigatória a apresentação do Cartão Cidadão e documento oficial com foto.

Louveira foi um dos únicos municípios a adotar tal medida, o que reforça a preocupação da atual administração em trabalhar na prevenção da doença, hoje presente em muitos municípios e com vários casos de morte, inclusive em cidades da região. A compra de doses de vacina representa o interesse com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

A temporada de maior incidência de gripe no Brasil é entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano os casos de gripe começaram a se manifestar mais cedo. Além da antecipação do surto, o que chamou a atenção das autoridades de saúde também foi o número de vítimas fatais.

Diante da gravidade dos casos apresentados, com quase 600 mortes no país, sendo o maior número de casos no Estado de São Paulo, a administração municipal entende que com a vacinação em grande parte da população que não faz parte dos grupos de risco é possível evitar um surto da doença e até mesmo uma epidemia na cidade.