Assistência Social | 07/10/2013
Prefeitura de Louveira certifica 160 pessoas em cursos de capacitação
A noite da última quarta-feira, dia 02, foi de festa para as 15 turmas de formandos dos cursos oferecidos pelo Nucca - Núcleo de Cidadania e Capacitação da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo foram dez cursos e 160 formandos que concluíram a capacitação gratuita oferecida pela Prefeitura de Louveira em diversas áreas. Os cursos foram de Operador de Empilhadeira; Operador de Telemarketing; Eletricista; NR 10; Auxiliar Mecânico de Auto; Atendimento ao Cliente; Pizzaiolo; Confeitaria; Corte de Cabelo e Designer de Sobrancelhas.
A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença da vice-prefeita Neusa Orestes, que no ato representou o prefeito Junior Finamore. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Estanislau Steck , o secretário de Assistência Social Rogério Nóbrega, o representante do Senai/Jundiaí Humberto Freire de Camargo, a vereadora Clarice Ap. de Oliveira, professores, familiares e amigos dos formandos.
Para o secretário Rogério Nóbrega a formatura é momento de satisfação muito grande para os alunos e para o poder público “Quero agradecer a Prefeitura de Louveira por proporcionar esses cursos gratuitos para a população. São centenas de pessoas beneficiadas e isso para nós é uma dádiva, um orgulho. A época do assistencialismo terminou e agora é hora de uma política que proporcione condições e possibilidades para que as pessoas consigam crescer, conquistar seus objetivos e sua colocação no mercado de trabalho. Parabenizo a todos os formandos pelo esforço e por essa conquista”, disse.
Morador do bairro Santo Antônio, José G. Rodrigues dos Santos ficou muito feliz com a oportunidade de se aperfeiçoar no curso de pizzaiolo “Foi muito bom poder aprimorar mais meus conhecimentos e aprender coisas novas, como os diferentes tipos de massas e técnicas. Isso vai ser muito importante para o meu dia-a-dia no trabalho”, contou o formando. Compartilhando da mesma satisfação em mostrar o seu certificado, Ismael Cardoso, que concluiu o curso de corte de cabelo masculino, pretende agora buscar um trabalho na área “No momento não estou trabalhando, mas a minha intenção é ingressar no mercado o quanto antes. Eu gosto muito de cortar cabelo e já trabalhei nesta profissão, tenho a prática mas não tinha o certificado. O curso foi interessante por me mostrar coisas novas e com mais experiência vai ser muito mais fácil conseguir um emprego”, relatou.
Proprietária de um pequeno salão de beleza, Rosana da Silva Machado disse que já está pondo em prática o aprendizado do curso de designer de sobrancelhas “Eu já ‘fazia’ as sobrancelhas das minhas clientes, mas não seguia uma técnica para isso. Agora é diferente, com o curso aprendi a fazer o designer e fica ainda melhor e mais bonito. Foi muito importante profissionalmente obter este aprendizado”, afirmou Rosana.
O mercado de trabalho em Louveira apesar de ofertar muitas vagas de empregos também exige dos candidatos conhecimento e capacitação e foi pensando nisso que Josué Freitas de Moura buscou especialização através do curso de eletricista “Eu trabalho numa firma com muitas máquinas e é necessário saber sobre eletricidade e ter um conhecimento mais especializado por isso fiz o curso e já estou utilizando no meu dia-a-dia. Achei ótimo para o meu crescimento pessoal e profissional. É importante nos aperfeiçoarmos sempre”, afirmou.
O Núcleo de Cidadania e Capacitação (Divisão de Inclusão Produtiva) da Prefeitura de Louveira oferece 33 tipos de cursos profissionalizantes gratuitos. Atualmente há vagas para os cursos de escovista, estética facial e auxiliar administrativo. As inscrições devem ser feitas até nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, na Inclusão Produtiva, localizada na rua São Carlos, nº 73, no bairro Santo Antônio ou na Rua Ercília Martins Cruz, 84, Vila Nova, no centro, das 8h30 às 16h. Para o ato da inscrição é necessário levar o RG/CPF; Carteira Profissional, holerite e comprovante de endereço (de todos que moram na casa). Mais informações podem ser obtidas pelos números 3848-3255.