Cidadão

Empresa

Servidor

Obras | 02/07/2014

Prefeitura de Louveira avança com as obras da Nova ETA

Foto: Divulgação

Na última semana, a Prefeitura de Louveira realizou a concretagem do tanque de contato da nova Estação de Tratamento de Água de Louveira. O tanque de contato é o local onde será feita a desinfecção da água tratada antes de ser enviada para os reservatórios do município. De acordo com o engenheiro da empreiteira responsável pela obra, Alexandre Perez, o próximo passo será a construção de uma laje de fechamento. “Estamos concluindo a última concretagem do tanque para darmos início a construção da laje de fechamento. A previsão é de que toda a parte civil da ETA seja concluída até o final de julho quando daremos início a instalação da parte elétrica e hidráulica”, disse.

A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros de água por segundo, quantidade suficiente para atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos. A obra é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água em Louveira.

 

Funcionamento

A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo - com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.