Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 24/05/2012

Prefeitura de Louveira apóia a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração sexual contra Crianças e Adolescentes

A campanha do dia 18 de Maio, que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem como objetivo alertar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. Em Louveira, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria da Educação e Divisão de Cultura divulgaram essa Campanha através da Peça Teatral "Quem tem medo do Lobo Mau?", encenada pelo Grupo de Cara na Cena, da cidade de Araçatuba/SP.

A Peça Teatral ocorreu nos dias 17 e 18 de Maio, atingindo todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. Mais de 2.000 alunos assistiram o teatro. A peça abordou de forma lúdica a prevenção e a conscientização das crianças a denunciarem os casos de violência sexual.

"Gostaria de parabenizar pela iniciativa de trazer a apresentação da peça teatral `Quem tem medo de lobo mau?` para nossos alunos da EMEF Melissa Sicalhoni. Com intuito de se fazer um alerta contra o problema de abuso infantil, aproveito para ressaltar que todos que assistiram à peça (alunos, professores e funcionários da escola), gostaram muito da performance dos atores e o mais interessante é que a mensagem foi passada de forma bem clara, objetiva, mas de forma leve e lúdica. Sem causar desconforto na platéia. Lembrando que o teatro é por excelência a arte que exige a presença da pessoa de forma completa: o corpo, a fala, o raciocínio e a emoção, tendo como fundamento a experiência de vida : idéias, conhecimentos e sentimentos. Podemos afirmar que a peça em questão, conseguiu ordenar esses conteúdos e transmitir uma dura mensagem através de uma belíssima encenação" definiu a coordenadora pedagógica Denise Ófelia Álamo dos Santos , coordenadora Pedagógica EMEF Melissa Sicalhoni)

Pata o diretor Wagner Tomazini , da EMEF Vila Pasti "A peça abordou a temática de forma lúdica e criativa, alertando sobre esse grave problema que aflige a sociedade."

Quem também a provou a iniciativa foi Letícia S. Serpa, Diretora CEIL Profª Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo. "A Peça encenada visou o desenvolvimento do tema de forma lúdica, esclarecendo aos alunos a importância de informar a um adulto de confiança qualquer forma de abuso sofrido, inclusive agressões", finalizou.

Paralelamente a este evento, os adolescentes do Centro de Convivência da Juventude (Expressão Jovem) também saíram às ruas para distribuição de panfletos da Campanha abordando as pessoas do Bairro Santo Antônio para esta mobilização.

O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes aconteceu na Praça Santo Antonio (Cultura na Praça) com a apresentação teatral.