Desenvolvimento Econômico | 24/03/2014

Prefeitura cria lei que custeia o Premio do seguro Rural aos agricultores de Louveira

Foto: Divulgação

A partir deste mês de março entrou em vigor a Lei criada pela  Prefeitura de Louveira que concede subvenção econômica para custeio do valor do Prêmio do Seguro Rural aos produtores de frutas de Louveira. O benefício, agora assegurado de forma definitiva, já está disponível para o pagamento dos reembolsos de contratos realizados visando a proteção das lavouras de frutas instaladas no município, em especial a uva e o caqui.  Para o prefeito Junior Finamore esta medida vai trazer mais tranquilidade e contribuir com crescimento dos agricultores “Estou muito feliz em poder proporcionar este benefício aos agricultores. Com esse dinheiro o produtor, além de reduzir seu custo de produção, tem condições de investir mais em sua lavoura, aumentando sua produtividade e a qualidade de seus produtos. Este é um passo extremamente importante para conferir maior sustentabilidade ao processo produtivo e ao agronegócio, o que propiciará estabilidade de renda, tranquilidade social e geração de empregos para osagricultores e seus familiares”, afirmou o prefeito Finamore.

Para o diretor de Agricultura da Prefeitura, Daniel Miqueletto,  a Lei elaborada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal tornou o benefício uma realidade com a qual o agricultor louveirense poderá contar nos próximos anos “Em 2013 o prefeito Junior Finamore teve que remanejar uma verba para que esse anseio dos nossos agricultores fosse atendido. A nova Lei, aliada aos recursos já previstos no orçamento da Divisão de Agricultura, possibilitarão aos  agricultores a contratação com maior tranqüilidade dos seguros de suas lavouras. Os produtores que contrataram o seguro para a poda verde ou segunda poda da uva já podem solicitar o reembolso”, complementa Miqueletto.

Para solicitar o benefício o produtor que tiver áreas com cultivos segurados dentro do território louveirense deverá se dirigir a Divisão de Agricultura da Prefeitura municipal de Louveira ou a Casa da Agricultura (CATI) levando uma cópia da apólice e os comprovantes de quitação do valor do prêmio. Com esses documentos o produtor preencherá um Requerimento e um Termo de Compromisso. Em até trinta dias o reembolso de 15% do valor total do prêmio do seguro será depositado na conta do produtor rural. O prazo para requerer o benefício é de até noventa dias após a quitação do valor do prêmio, depois disso é perdido o direito ao benefício.

“Sabemos que esse benefício é uma antiga demanda do setor, mas o mesmo isolado não é suficiente para que nossos agricultores se fortaleçam e consigam resistir à força da pressão imobiliária. Dessa forma estamos trabalhando também em outras importantes iniciativas como a prestação do serviço de mecanização agrícola, a disponibilização de consultoria agronômica, a implementação do Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura – PROMIF, a realização de convênios junto a instituições de Pesquisa Agrícola e a construção do Centro de Apoio ao Produtor que, entre outras atividades, abrigará a mini usina de suco de uva”, destaca o Prefeito Junior Finamore.