Obras | 23/10/2013

Prefeitura continua com as obras da Nova ETA

Operários trabalham para finalizar o decantador e filtros até o final de novembro

Foto: Jasso / PML

As obras da Nova ETA estão a todo vapor. Até o final de novembro, operários da empreiteira responsável trabalham para concluir o decantador, filtros e floculadores. A estrutura corresponde à primeira fase da obra, prevista para se encerrar até o final de novembro.

A estimativa da Prefeitura é que em dezembro já comecem a serem construídos o tanque de chegada de água bruta, o tanque de lodo e a casa das bombas. Depois de concluída toda a estrutura de engenharia, os trabalhos serão voltados para instalação hidráulica e elétrica, a montagem das bombas, e a implementação dos motores e equipamentos.

“A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros de água por segundo, quantidade suficiente para atender a demanda de uma população da ordem de 52 mil habitantes , ou para os próximos 15 anos, conforme estimativa populacional”, afirma o secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello. Ele afirma que a construção da ETA é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água em Louveira.

Além da estrutura planejada, há a possibilidade futura de ampliação da capacidade da nova ETA. Com isso, não será preciso construir outra estação de tratamento nova nas próximas décadas.

Funcionamento

A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo - com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.