Água e Esgoto | 26/10/2023

Prefeitura avança em obras de Reservatórios de Água para maior eficácia na distribuição

Prevendo melhorias na distribuição de água, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, segue com as obras de setorização dos reservatórios, que também irão otimizar a operação dos reservatórios. Exemplos disso são as divisões da área de atendimento de um determinado bairro, como o Reservatório Bandeirantes, Sagrado Coração e Vera Cruz.

Com a obra finalizada, será possível controlar a pressão da água de forma mais eficaz, garantindo que ela seja mantida dentro dos limites adequados. Isso evita pressões excessivamente altas ou baixas, que podem causar problemas nas tubulações e prejudicar o desempenho do sistema, permitindo também identificar vazamentos mais rapidamente, ajudando a reduzir as perdas de água não contabilizadas.

Com a setorização, torna-se mais fácil isolar partes do sistema para manutenção e reparos. Em caso de vazamentos ou necessidade de reparos em tubulações, é possível fechar válvulas específicas em um setor, minimizando os impactos na população.

Em emergências, como a falta de energia, caso que aconteceu recentemente devido às fortes chuvas, no qual acarretou a queima de equipamentos do sistema de abastecimento de água na estação de tratamento e bombeamento, a setorização permite não sentir diretamente esse impacto, possibilitando uma resistência de tempo até que seja recuperado as operações necessárias.