Desenvolvimento Urbano | 03/02/2023

Prefeitura avança com obras estruturantes de recapeamento, reformas e reurbanização dos espaços públicos de Louveira

Entre as 40 obras em execução no município está a transformação da represa do Córrego Fetá em espaço de lazer e prática de atividade físicas, o recapeamento das vias e a reforma completa da EMEF Odilon Leite Ferraz

Com fortes investimentos na estrutura dos espaços públicos, Louveira tem avançado neste início de ano com as obras em execução e com dezenas de outras novas, recentemente iniciadas.

Uma das principais obras para o município é a urbanização da represa do Córrego Fetá, que deve transformar o local em um importante espaço público para lazer e prática de atividades físicas. A obra segue com a construção dos banheiros, instalações hidráulicas e elétricas e acabamentos finais. Por todo o entorno estão sendo feitos serviços para calçamento, cercamento e iluminação.

O Prefeito Estanislau Steck tem acompanhando de perto o andamento de todas as obras realizadas em Louveira. "Estamos comprometidos em estruturar Louveira com obras que vão melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população. No caso da represa, por exemplo, aproveitamos um local que tem uma função técnica, que é armazenamento da água, e estamos transformando todo o seu entorno para que seja também um grande espaço de lazer, onde as pessoas possam passear, fazer uma caminhada. E todas são obras extremamente necessárias. A escola Odilon, por exemplo, não recebia uma reforma há mais de 10 anos, e é uma escola que atende a mais de 400 alunos", diz o Prefeito Estanislau Steck.

O recapeamento também é destaque. Na região central da cidade, a pavimentação da via entre a Avenida Tiradentes e a Rua 21 de Março deve transformar por completo a paisagem urbana do local. Além do asfalto, onde durante anos havia apenas uma passagem simples de terra, o local receberá toda estrutura, como guias, sarjetas, calçamento e bolsão para estacionamento, beneficiando não apenas os moradores da Vila Pasti, mas também os frequentadores da Feira do Produtor, pois o local melhora o acesso para a feira, que movimenta bastante o centro todas às terças-feiras.

De acordo com o Secretário de Obras, Ricardo Pissulin, "o objetivo do recapeamento é estruturar as vias do município e gerar mais segurança e conforto para a população".

Mas não é somente no centro da cidade que as obras estão acontecendo. No bairro da Estiva, o recapeamento da Travessa Luiza Savoy Dutra vai melhorar muito a vida dos moradores. Por ser uma via bastante íngreme, em dias de chuva a água causa enxurrada e grandes transtornos. Mas a reforma também vai facilitar a entrega de serviços públicos no local, inclusive a passagem do caminhão de lixo.

Na área rural, as obras também seguem avançadas. Na Estrada João Gothardi, no Engenho Seco, a pavimentação foi realizada a partir da instalação de bloquetes. A via, que também é bastante íngreme, recebeu toda a infraestrutura de escoamento adequado das águas pluviais e compactação do solo para então receber os bloquetes.

Grande Reforma

Dentre as obras iniciadas recentemente também está a reforma da EMEF Odilon Leite Ferraz, no Santo Antônio. De acordo com o cronograma da Secretaria de obras, a escola passa por uma reforma completa, com renovação de todo sistema elétrico e hidráulico, reestruturação do banheiro e da cozinha, recuperação das salas de aulas, com consertos de trincas e fissuras nas paredes, reforma do ginásio e pintura de todo o prédio.

obras 4

obras 2