Desenvolvimento Urbano | 27/11/2023

Prefeitura avança com obras em 5 escolas de Louveira

Com um dos maiores investimentos em Educação realizados nos últimos 10 anos pela Prefeitura, a Prefeitura segue com reformas nas unidades EMEF José Pereira Dutra, CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, CECI Chapeuzinho Vermelho e Ceil Bairro; Prefeitura entregou ainda neste ano pinturas e reparos em outras 7 escolas

Em Louveira, continuam as obras para melhoria na estrutura física de 5 escolas municipais, inclusive com fase de conclusão em algumas delas, como no caso do CECI Mundo Maravilhoso, que está com a fachada pintada, assim como toda a parte interna do prédio. Na Estiva, a EMEF José Pereira Dutra avança para uma nova etapa, com início da fundação da laje para a ampliação da cobertura da escola. As obras realizadas de maneira simultânea nas escolas representam um ineditismo em Louveira, já que, além das 5 escolas reformadas, outras 7 foram revitalizadas durante o ano com pinturas, adequações e reparos feitos de acordo com a demanda de cada uma.

Com a proximidade da conclusão da obra, o CECI Mundo Maravilho teve sua entrada totalmente revitalizada. Hoje a fachada conta com cobertura, sustentada por pilares de concretos, e o pátio completamente revitalizado. Quem entra na escola se depara com um local melhor estruturado: as salas ganharam solarium e assim tiveram seu espaço ampliado; a parte inferior do pátio ganhou uma mini-quadra coberta para as crianças e na parte superior piso emborrachado, depois de refeito todo o sistema de drenagem. Mas a escola passou por uma grande reforma, inclusive do telhado e troca de caixas d’água.

No bairro Estiva, a EMEF José Pereira Dutra passa pela maior das 5 obras. É feita uma revitalização completa, inclusive com construção de novas salas de aula, salas administrativa, sanitários e mudança na entrada da escola. Mas a principal transformação é o aumento da capacidade de atendimento, de 40 para 120 alunos. A Prefeitura aproveitou todo o terreno para ampliar a área útil da escola. Nesta fase, começa a fundação para uma nova cobertura do pátio. A obra segue dentro do cronograma e tem previsão de ser concluída no início de 2024.

Na EMEF Odilon Leite Ferraz as obras também seguem avançadas com a construção da rampa de segurança para acesso do piso superior ao pátio externo. Também já foi concretizada grande parte do local onde será o playground da escola, ao lado da quadra, que está totalmente revitalizada. Estão prontos ainda os banheiros do térreo, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência, mas seguem ainda com alguns pequenos reparos. Também seguem as reformas no CECI Chapeuzinho Vermelho, onde em breve começa a pintura do piso superior, e no Ceil Bairro, onde a Prefeitura faz uma adaptação dos vestiários do campo sintético e refaz o sistema de drenagem de uma das paredes do ginásio das piscinas cobertas, que desmoronou por conta de infiltração.

As obras fazem parte dos investimentos em Educação. A Prefeitura aplicou R$ 135 milhões na rede municipal de janeiro a agosto de 2023, que incluem também aspectos pedagógicos. Além das obras, a Prefeitura realizou ainda neste ano manutenções em 7 escolas, com pinturas e reparos, nas unidades: CEIL Centro; CECI Pequenos Brilhantes; CECI Paraíso do Saber, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CECI Herdeiros do Futuro e EMEF Ângelo Argenton Filho.