Educação | 09/02/2024

Prefeitura aumenta em 33% o número de vagas em berçário em 2023 comparado a 2019

Com investimentos e aumento de uma nova unidade de berçário nos últimos 3 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, fechou 2023 com 612 bebês atendidos, enquanto em 2019 foram 460 crianças

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, registra mais uma importante conquista para a população no sentido de valorizar a primeiríssima infância – o aumento no número de bebês atendidos nos berçários pela rede municipal de ensino desde nos últimos 3 anos. Em 2023, a rede matriculou 612 bebês com idades entre 6 meses a 1 anos e 11 meses; em 2019 foram 460 bebês, um aumento de 33%.

A ampliação das vagas é fruto do maior investimento em Educação registrado nos últimos 10 anos. Além disso, a Prefeitura aumentou o número de 1 para 7 unidades ofertadas. Hoje a cidade conta com 2 berçários da Prefeitura e 5 terceirizados. 

Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, em 2021, Louveira tinha apenas 1 berçário com crianças matriculadas (CECI Pequeno Príncipe), mas que estavam ausentes devido à pandemia. De janeiro a outubro de 2021, as crianças foram atendidas de forma virtual, via WhatsApp e telefone. Neste formato, foram entregues kits de uniformes, cestas básicas e kit hortifruti pela Secretaria de Educação. 

Para o retorno ao atendimento, a Prefeitura reorganizou o processo de abertura e terceirizações e, de forma inédita, abriu unidades em bairros onde nunca houve: Monterrey e Pau a Pique, além de realizar a contratação de 5 unidades terceirizadas. 
Outra importante conquista é o fato de que a Prefeitura zerou a lista de espera em berçários, ou seja, 100% dos bebês cadastrados em 2023 foram matriculados na rede municipal de ensino de Louveira.

Atualmente, a Prefeitura segue até 9 de fevereiro com inscrições para o Cadastro Municipal Unificado, para os bebês a serem integrados nos Centros de Convivência Infantil (Cecoin) e instituições vinculadas ao município, na modalidade de período integral. O cadastro é ofertado 3 vezes ao ano em Louveira: em janeiro, maio e outubro e deve ser feito pessoalmente na sede da Secretaria de Educação (Rua Santo Scarance nº 176, Bairro Santo Antônio).