Água e Esgoto | 23/01/2014

Prefeitura assina contrato para elaboração de avaliação de disponibilidade hídrica em Louveira

A Prefeitura de Louveira assinou contrato para a elaboração dos estudos de disponibilidade hídrica e de concepção para melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água no município.  O estudo consiste na avaliação das condições atuais de abastecimento de água da cidade e a projeção para as demandas futuras com um horizonte de 20 anos.  O levantamento deve apontar ações prioritárias e aquelas voltadas para ampliação e adequação do sistema. De acordo com Sinésio Scarabello, secretário de Água e Esgoto, este trabalho é de grande importância para o futuro da cidade “Estamos empenhados em resolver a questão da água no município e para isso precisamos destes estudos com as diretrizes prioritárias para o desenvolvimento de uma política de abastecimento planejada. Não adianta mais usarmos apenas soluções e medidas paliativas, de emergência, o que queremos para Louveira é algo realmente eficaz e que tenha resultados positivos por muitos anos”, afirmou.

Através do estudo de disponibilidade hídrica será feita uma avaliação da situação atual quanto a demanda e capacidade do sistema, desde a captação até a distribuição. Também será feita a avaliação do potencial de fornecimento de água bruta da bacia do Córrego Fetá com a realização dos estudos hidrológicos com a finalidade de identificar outras seções de represamento; vazão máxima possível de ser regularizada;  avaliação da ampliação da capacidade de tratamento; avaliação do sistema de reservação e distribuição, indicando o grau de efetividade de cada um dos reservatórios; avaliação das perdas do sistema de distribuição e indicação das medidas de redução;  entre outras.

O principal objetivo deste projeto é a concepção de um sistema de abastecimento adequado às necessidades da cidade nos próximos 20 anos.