Cidadão

Empresa

Servidor

Administração | 22/12/2023

Prefeitura aprimora serviços e atendimentos nas áreas de administração, governo e finanças

Para a população, passagem a R$ 2 reais, novo Posto de Atendimento do Santo Antônio, portal mais intuitivo, emissão digital de alvará de construção, programa de regularização de débitos (PERF), novo portal para emissão de nota fiscal; e voltado para os servidores públicos, mas com foco na melhoria do atendimento ao público, o programa Estalou para estagiários, novas contratações, Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho, programa de preparação de aposentadoria dos servidores, crachá de identificação dos servidores, informativo Saiba Mais Servidor

 

Com foco na melhoria do atendimento à população, a Prefeitura realizou neste ano diversas ações de valorização do trabalho do servidor público. Foram feitas novas contratações de servidores, inclusive de estagiários. Em uma ação inédita, a Prefeita passou a realizar a integração dos novos servidores, com palestra e esclarecimentos de Recursos Humanos e da parte administrativa, além de cursos de formação.

Uma das ações estruturantes deste ano da Prefeitura é o Estalou, programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. Os jovens são contratados pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.

Em outra ação inédita, a Prefeitura entregou na última semana (dia 15) o novo Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho, com objetivo de preservar a integridade física e mental dos servidores públicos, ao mesmo tempo em que contribui para a qualidade do atendimento ao público. O Núcleo, localizado na Vila Bossi, conta com o atendimento médico das 10h às 19h.

E como suporte para os servidores que se aposentam, a Prefeitura criou em agosto o Programa de Preparação para Aposentadoria “Ciclo Novo”. O objetivo é proporcionar um espaço de interação, diálogo e comunicação para compartilhar informações sobre temas que envolvem essa nova fase da vida. 

Também neste ano foi implantado o uso de crachá de identificação de todos os servidores para proporcionar mais segurança e confiabilidade aos cidadãos, permitindo confirmar os dados do servidor. E com o objetivo de gerar mais proximidade com quem trabalha diariamente na execução dos serviços públicos, a Prefeitura criou o Saiba Mais Servidor, o informativo mensal voltado aos servidores.

Serviços

Entre os avanços proporcionados pelo Governo à população está a garantia aos moradores de Louveira do valor de R$ 2,00 na passagem dos ônibus municipais e a gratuidade do transporte público aos finais de semana. Como forma de facilitar o acesso a alguns serviços públicos para os moradores do bairro Santo Antônio, a Prefeitura unificou o local dos atendimentos do Procon, Correios, Tributação, Protocolo e Assistência Judiciária no novo Posto de Atendimento do Santo Antônio, que está localizado na Rua Roberto Mazali, nº37.

A ampliação dos serviços e unificação das unidades vai ao encontro da busca pelo aprimoramento do atendimento ofertado à população. E, além das melhorias no atendimento presencial, a Prefeitura otimizou os serviços online, de modo que com layout simples e intuitivo do Portal, o morador acesse as informações e serviços de forma prática e fácil.

Entre eles, a Prefeitura criou o sistema online para emissão de alvará de construção residencial, que promoveu uma significativa agilidade no processo; e ainda promoverá, a partir de 26 de dezembro, na substituição do sistema de gerenciamento do ISSQN e emissão de NFS-e “E-ISS (CEBI). O acesso ao sistema atual estará suspenso a partir da próxima terça, 26 de dezembro, às 17h, e o novo portal NFE-CIDADES passa a funcionar a partir do dia 28 de dezembro pelo endereço www.nfe-cidades.com.br.

A Prefeitura também realizou mais uma edição do Programa Especial de Regularização Fiscal (PERF/2023), que facilita o pagamento aos contribuintes que possuem débitos registrados na municipalidade com IPTU, água, esgoto, entre outros.