Governo | 03/05/2024
Prefeitura aprimora gestão interna de processos como mais uma etapa do Projeto Louveira sem papel
Além dos serviços e atendimentos já implantados em 2023, a Prefeitura, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, ligada à Secretaria de Administração, implantou no início deste ano um novo sistema de gestão administrativa: a partir de agora todos os processos internos são realizados de forma digital, com assinatura eletrônica
Como foco no aprimoramento da gestão pública, em especial aos processos internos, a Prefeitura vem implantando diversas ações dentro do Projeto “Louveira sem papel”. Lançado há um ano, o projeto visa a eficiência operacional e prestação de serviços com maior agilidade, e, consequentemente, elevar Louveira ao patamar de uma smart city. Neste sentido, a Prefeitura, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, ligada à Secretaria de Administração, implantou no início deste ano um novo sistema de gestão administrativa: a partir de agora todos os processos internos são realizados de forma digital, com assinatura eletrônica.
Isso significa que internamente todos processos, ofícios entre secretarias e requisições diversas como de solicitação de compras e pedidos ao almoxarifado são realizados de forma digital sem tramitação via papel como era antes. As pastas azuis de processos deixaram de existir, ou seja, tudo é feito de forma digital, desde a abertura do protocolo e processo.
Para o cidadão que busca o guichê da Prefeitura o Sistema também está em implantação. Quando pronto, o protocolo e processo também poderão ser abertos por meio do site. O site também está aprimorado - todos os serviços online foram organizados em Cidadão, Empresas e Servidores para facilitar a informação no momento da busca.
Mas a inteligência digital vem sendo utilizada em muitos setores. Na Saúde, a telemedicina agiliza os atendimentos nos casos sem gravidade; na Educação, a instalação de laboratórios de informática e uso de notebooks aprimoram a rede municipal de ensino. Alguns serviços seguem em implantação, como o Sistema de Educação, em que os pais e alunos acompanharão o histórico escolar do aluno e faltas de forma online; e também o Sistema de Protocolo online onde os serviços poderão ser solicitados pelo site.
Um dos destaques do Louveira sem papel é aplicativo Relou, que concentra uma diversidade de serviços disponíveis para o cidadão. Por meio dele é possível agendar consultas, solicitar medicamentos do programa Remédio em Casa, serviços de mobilidade como solictação do cartão de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência, entre outros.
O site da Prefeitura também ampliou os canais de comunicação com a população. Hoje o chatbot facilita ao usuário encontrar infomações básicas e sanar dúvidas sobre o conteúdo disponível no site.
Pela Secretaria de Finanças também, muitos serviços são ofertados à população pelo site da Prefeitura, tanto para pessoas físicas como jurídicas. Por meio do site, na Aba Serviços – Finanças, o cidadão pode ter acesso à certidão negativa de débitos, 2ª via de IPTU e tributos mobiliários, emissão de taxas como ISS, entre outros. As ações também visam o cumprimento da legislação da Transparência. De forma online, o cidadão tem ainda acesso e pode contribuir com sugestões para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias, por meio de consulta pública eletrônica.
Pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, há um ano a Prefeitura inovou com a implantação do Portal de Alvará Digital de Obras e Habite-se, por onde os engenheiros e arquitetos têm acesso e podem acompanhar o processo relativo à obtenção de alvará de construção, reforma ou demolição.
O Projeto Louveira sem papel é mais um investimento da Prefeitura que visa oferecer benefícios significativos, tanto para a Administração quanto para os cidadãos. O novo sistema traz eficiência e agilidade; reduz custos de impressão, armazenamento físico de documentos, por exemplo, tornando a administração também mais sustentável; proporciona maior transparência nas informações, maior segurança e integridade dos dados; e melhora consideravelmente a prestação de serviços de uma maneria geral e elevam a cidade a um patamar de cidade inteligente.
Em 2023 o ranking Connected Smart Cities apontou Louveira como a 6ª cidade de pequeno porte com mais avanços na área digital (SAIBA MAIS).