Assistência Social | 01/09/2023

Prefeitura apresenta balanço da Operação Inverno em Louveira

É importante lembrar que o acolhimento da Operação Inverno é uma medida emergencial e transitória, como um reforço nas ações já desenvolvidas para as pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Louveira realizou a Operação Inverno durante os meses de junho, julho e agosto, numa ação emergencial que teve como objetivo acolher as pessoas em situação de rua, especialmente durante as noites mais frias do Inverno. A ação, coordenada pela Secretaria de Assistência Social em colaboração com outras secretarias, atendeu pessoas em situação de rua durante todo o período. Durante os meses de junho e julho, foram mais de 670 acolhimentos. As ações incluíram encaminhamentos para obtenção de documentos, assistência social, internação em clínica psiquiátrica, vagas de trabalho e atendimento no CAPS, totalizando 56 abordagens sociais nas ruas.

"O trabalho da Operação inverno é um esforço contínuo e urgente da Prefeitura de Louveira resultando em impactos positivos, na superação da situação de risco, desses usuários. Dessa forma promovemos ações que exerçam a Proteção Social (Direito das pessoas em situação de rua), contudo, respeitando a individualidade de cada um. Vamos dar continuidade a novas ações para essas pessoas.” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

A Operação Inverno ofereceu alojamento temporário, alimentação e atendimento às necessidades básicas de pessoas em situação de rua durante o período de frio. Uma reunião realizada em 18 de agosto reforçou o término da operação em 31 de agosto e discutiu a continuidade do apoio à população em situação de rua.

O processo de acolhimento envolveu uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, que realizaram abordagens em estratégias locais. Aqueles que aceitaram o acolhimento foram designados para abrigos preparados pela prefeitura, enquanto agasalhos e cobertores foram oferecidos a pessoas que não aceitaram. Foram fornecidos atendimentos de saúde básicos, complementares, vacinação e encaminhamento para serviços de saúde quando necessário. Os animais de estimação das pessoas em situação de rua também receberam assistência.

A Guarda Municipal prestou apoio nas abordagens, garantindo a segurança de todos os envolvidos. A Operação Inverno declarou o compromisso da prefeitura em cuidar das pessoas em situação de rua durante o inverno e promover a colaboração entre diferentes órgãos municipais e serviços para atender às necessidades da população vulnerável.