Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 31/01/2013

Prefeitura apoia família de agricultores da cidade

Jasso / PML

Uma família guerreira, de pessoas trabalhadoras e com um forte espírito empreendedor. Assim podem ser definidos os 12 integrantes da família Lopes de Campos, que, com o apoio da Prefeitura de Louveira, hoje estão trilhando um novo caminho e ampliando sua frente de atuação no mercado de trabalho com a produção e comercialização do figo e produtos artesanais.

        Protagonistas de uma história de muita luta e determinação na roça, os agricultores de Louveira passaram por grandes dificuldades financeiras devido às perdas nas safras de figo, que chegaram a 80%. Sem condições de continuarem apenas com a lavoura, buscaram a ajuda do poder público por meio do CRAS da secretaria de Assistência Social. Assim, por meio da equipe de profissionais da Inclusão Produtiva, coordenada pela assistente social Silvana Martini Freijó, a família recebe desde o final do ano passado a orientação técnica necessária para conquistar sua autonomia e capacidade de autogestão.

        “Nossa vida mudou bastante depois de recebermos o apoio da Prefeitura. Agora podemos fazer planos e melhorar a nossa renda não só com a venda da fruta, como também com a comercialização dos nossos produtos. Aprendemos a fazer os doces de figo utilizando a fruta madura que antes era descartada, pois o mercado não aceitava”, disse. “Agora não tem mais desperdício. Estamos muito felizes”, comemorou.

        Este trabalho, segundo o prefeito Junior Finamore, promete ser intensificado. “Apesar de a cidade ter um grande potencial em atrair empresas, a agricultura é uma atividade histórica e muito importante para a cidade. Já fui agricultor e conheço de perto a realidade dos agricultores, por isso tenho um olhar especial para esses trabalhadores”, afirmou Finamore.

        De acordo com as técnicas da Inclusão Produtiva Érica Polizel (Psicóloga) e Rosicler Vandenal, o que deu um motivo a mais para apoiar os Lopes de Campos foi a “força de vontade da família”. “Ao detectarmos os problemas que esta família vinha enfrentando e a força de vontade de todos, de superação graças ao trabalho, iniciamos um eixo de parcerias entre a Inclusão Produtiva, a Divisão de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural”, relatam. 

Pela Divisão de Agricultura, o responsável por toda a parte de ensinamento técnico é o engenheiro agrícola Daniel Miqueletto, que tem demonstrado muito interesse e dedicação em instruir esses produtores de Louveira. “O nosso objetivo final é que esta família encontre meios de sobrevivência com o fruto do seu trabalho, comercializando o figo ‘in natura’ e também seus derivados. Por isso lhes proporcionamos as aulas de Processamento de Vegetais (Senar) e, agora, outro curso específico ministrado pelo dr. Dietrich Quast, formado em tecnologia de alimentos com doutorado nos Estados Unidos e voluntário nas comunidades rurais (Turismo Rural) desde a sua aposentadoria. Esse curso terá o foco específico nos doces, geleias e compotas de figo”, explicou Miqueletto. O engenheiro também disse que a Prefeitura destinará a família Lopes de Campos um espaço para a venda dos produtos na Festa da Uva de Louveira “É uma oportunidade especial para que comecem a mostrar o que aprenderam e já obterem lucro para investirem em seu negócio e prosperarem”, concluiu.

 

Curso de doces, geléias e compotas

        Na última segunda-feira (28 de janeiro), os membros da família Lopes de Campos deram início a segunda etapa do aprendizado com o curso de processamento da fruta para confecção de doces, geleias e compotas de figo.  Ministrado voluntariamente pelo dr Dietrich Quast, colaborador desta ação, as aulas irão capacitá-los para que possam fazer o figo de diferentes formas visando à comercialização, evitando, assim, a perda do produto e ampliando a renda da família. “Estes produtos deverão ser incluídos para a venda no turismo rural de Louveira”, anunciou a coordenadora, Silvana Martini Freijó.

Jasso / PML
Jasso / PML
Jasso / PML
Jasso / PML