Saúde | 12/01/2017

Prefeitura alerta sobre a proliferação da leptospirose

Devido ao período chuvoso, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta quanto à prevenção às doenças infecciosas, como a leptospirose. A doença sistêmica aguda é causada por uma bactéria do gênero Leptospira, acometendo o homem e os animais.

Em tempos de grandes precipitações de água, os rios e a própria rede de esgoto podem transbordar, alcançando tocas de animais e contaminando as águas. Ao invadir locais habitados pelo homem, esse volume possibilita o contágio por doenças que estavam no meio ambiente.

A bactéria leptospira é uma delas, eliminada pela urina de ratos, ratazanas e camundongos e sobrevivem, principalmente, em lugares úmidos como lama, água e margens de córregos. De acordo com Rafael Gonçalves Reinoso, diretor da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, a população deve evitar o contato com a água e lama, como forma de prevenção contra a doença. "A limpeza dos locais que tenham sido atingidos por enchentes deve ser feita com uso de luvas, botas e calças compridas e os alimentos e remédios que foram molhados, precisam ser descartados. Já as caixas de água que foram alcançadas devem ter seu conteúdo eliminado, além de serem totalmente desinfectadas antes de reutilizadas", diz Rafael. Os pais também precisam transmitir o alerta para crianças, proibindo que nadem nas águas.

Sintomas e ações

A Vigilância em Saúde orienta para que, ao serem notados sintomas, o cidadão procure atendimento médico. Essa doença é altamente letal e a bactéria pode atingir a pessoa por meio da pele com ou sem machucados. Em casos de dores de cabeça, calafrios, fraqueza, dores musculares na barriga e perna, vômitos, alteração de volume urinário e hemorragias na pele e mucosas, a pessoa precisa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para averiguação e tratamento, relatando que teve contato com a enchente.