Serviços Públicos | 23/02/2023

Prefeito vistoria obras em fase final da Saúde como o Centro de Referência do Autismo e Centro de Distribuição de Medicamentos

Cumprindo intenso cronograma de visitas técnicas, o Prefeito Estanislau Steck esteve pela manhã desta quinta (23) em quatro delas, e que atendem a população nas áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico

Entre as mais de 40 obras em execução na cidade, o Prefeito Estanislau Steck acompanhou pessoalmente nesta quinta (23) as obras finais do novo Centro de Referência do Autismo, a instalação do Centro de Distribuição de Medicamentos, a reforma e ampliação da EMEF José Pereira Dutra e a construção da nova sede das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Ambiental. Parte destas obras devem ser entregues no mês de março, durante a programação de 58 anos de Louveira, que será divulgada nos próximos dias.

"Louveira vive hoje um momento importante de transformação em todas as áreas. A cidade cresce, as demandas também, e por isso estamos trabalhando para entregar uma nova infraestrutura e serviços que vão melhorar muito a qualidade de vida da população", afirmou o Prefeito, que esteve acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin e equipe técnica. 

Saúde

Na área da Saúde, o Prefeito conferiu o andamento da fase final das obras de reforma e adequação do Novo Centro de Referência do Autismo, que fica no piso térreo do Centro de Reabilitação, no Jardim Vera Cruz. O espaço recebeu uma nova disposição das salas para atendimento e consultórios e banheiros adaptados.

"A estrutura está praticamente pronta, restando alguns detalhes para, em seguida, começarmos a montar os ambientes, com os móveis e equipamentos. O espaço é adequado e agradável para a convivência da população, que precisa e que merece toda essa estrutura. Aqui também tem a piscina, que é uma entrega muito aguardada pela população. Já conversamos com a empresa, que vai fazer alguns ajustes na cobertura, e em breve liberamos o espaço", comentou o Prefeito que, ainda, ressaltou a importância desta obra da Saúde para o atendimento na cidade.

Outra importante obra ligada à Secretaria de Saúde é o Centro de Distribuição de Medicamentos, que vai aprimorar o controle e entrega de remédios e insumos utilizados por todas as unidades. Para a instalação deste novo serviço, a Prefeitura está reformando e adequando um galpão no Condomínio Industrial Trevizo, na região central da cidade.

O Prefeito explica que o Centro de Distribuição é uma ação inédita no município. "Este é um novo conceito de estoque, e que é muito mais eficiente porque aprimora o controle e a distribuição dos insumos e medicamentos. Hoje os medicamentos ficam espalhados pelas unidades, e com este Centro, tudo ficará armazenado aqui, de forma centralizada, organizada, para então ser distribuído de acordo com as necessidades da Saúde", explica o prefeito, ressaltando também o Programa Remédio em Casa, criado em sua gestão, que possibilita a entrega de medicamentos na casa do paciente.

Do ponto de vista estrutural, segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, a obra engloba novas técnicas de climatização. "Esta não é uma obra comum, porque a necessidade do armazenamento de medicamentos exige muito cuidado, principalmente com a refrigeração dos ambientes. Então estamos usando técnicas modernas para tudo esteja perfeitamente de acordo com as exigências", ressalta.

Educação

Na Educação, a obra visitada foi da reforma e ampliação da EMEF José Pereira Dutra, no Estiva. O projeto prevê a construção de duas novas saladas de aulas, reforma de todas as salas, da Secretaria, do refeitório, dos banheiros e de todo o pátio. 

"Esta é uma obra muito importante para os moradores do Estiva. A escola está sendo ampliada, com remodelação da entrada, uma fachada moderna, um desenho arrojado. Na verdade, será uma nova escola, um espaço completamente reformado e ampliado, com um projeto muito bonito", disse o Prefeito Estanislau Steck.

A obra começou neste mês de fevereiro e tem previsão de conclusão em até um ano.  Durante este período, os alunos permanecem alocados na EMEF José Odair Montelatto.

Desenvolvimento Econômico

O cronograma de vistorias incluiu também a construção do prédio que abrigará a nova sede da Secretaria de Gestão Ambiental e da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), com todos os serviços ofertados ao público, entre eles, o Banco do Povo, Sebrae, SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador), entre outros. 

"A obra está evoluindo de forma satisfatória. Na planta interna do prédio, foi concluída a instalação das divisórias, feitas em drywal, que agiliza e a obra e possibilita, no futuro, redimensionar os ambientes", explica o Secretário Ricardo Pissulin. A obra segue agora para os acabamentos, instalação de esquadrias, infraestrutura para ar condicionado entre outras instalações.