Assistência Social | 09/09/2014

Prefeito recebe secretário Estadual e pleiteia nova sede para o Centro da Juventude

prefeito_secretario_assistencia

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (8 de setembro) com o secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, que visitou a cidade para analisar a viabilidade da futura instalação de um Centro de Convivência para Crianças, Adolescentes e Jovens (CCCAJ), programa criado pelo Governo Estadual em junho deste ano.

Acompanhado pelo prefeito; secretário Municipal de Assistência Social, Rogério Nóbrega; e funcionários da Pasta; Hamam avaliou o local que poderá receber o novo prédio: um terreno situado no bairro Cidade Jardim, na região do Santo Antônio.

A ideia, de acordo com o prefeito Junior Finamore, é transferir o Centro de Convivência da Juventude – CCJ da atual sede, na Praça da Bica, para o futuro prédio, proporcionando aos 150 jovens que integram o projeto um espaço com melhor infraestrutura para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e educativas. Já o prédio atual continuará à disposição da Assistência Social, porém para outras finalidades. “Queremos disponibilizar o que há de melhor para nossa juventude, toda a estrutura que o poder público pode oferecer para despertar neles os dons culturais, educá-los e prepará-los para o ambiente social”, afirmou.

Para receber o benefício, a Prefeitura ficará encarregada de oferecer o terreno e cuidar da manutenção e contratação – ou deslocamento – de funcionários, enquanto que o Estado se incumbe de transferir recursos para a obra e aquisição de equipamentos, de acordo com dotação orçamentária disponível.

O CCCAJ, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, é um espaço destinado à realização de atividades socioculturais e educativas, proporcionando às crianças, jovens e adolescentes um ambiente de socialização e convivência comunitária, voltado à “prevenção de situações de risco pessoal”, além de contribuir para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia desse público.

Apresentações no CCJ

Antes de se dirigir ao local do futuro CCCAJ, a comitiva prestigiou apresentações de turmas das oficinas artísticas e culturais, promovidas pelo grupo Expressão Jovem, no Centro de Convivência de Juventude (CCJ). Os alunos da oficina de circo, da ‘Compania Circênica, foram os primeiros a se apresentar, com esquetes cômicos. Em seguida o grupo de dança de rua agitou o espaço, mostrando toda a desenvoltura e agilidade nas ‘manobras’ de hip hop.

Ao final da apresentação, o prefeito admitiu estar “impressionado” pela “interação e descontração” demonstrados pelos jovens. “Estou muito contente em ter visto esses dons (da dança e interpretação) se manifestando. Vocês ‘mandaram muito bem”, disse Finamore.

Centro do Idoso

Em seguida, o grupo conferiu as obras de reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Área de Lazer do Trabalhador. O telhado do prédio recebeu, recentemente, nova sustentação à base de ferro, substituindo as antigas de madeira, menos duráveis. Em breve o local receberá novas telhas de tipo ‘sanduíche’, bem cotadas na engenharia civil pelas suas qualidades de isolante térmico e acústico – ou seja, diminui o calor e a emissão de ruídos.

O projeto de reforma do CCI inclui ainda a troca de toda parte elétrica e instalação de nova iluminação. A estimativa é que a intervenção dure menos de dois meses.

No local são desenvolvidas atividades do grupo da Terceira Idade de Louveira, que atualmente conta com cerca de 500 idosos inscritos. O programa municipal oferece aulas de coral, dança de salão, alfabetização, ginástica, artesanato, teatro, coreografia, dança de salão, convivência e diversas outras atividades.