Água e Esgoto | 06/09/2013

Prefeito Junior Finamore visita instalações da Estação de Tratamento de Esgoto

O prefeito Junior Finamore conferiu na manha desta quinta-feira (5 de setembro) a estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari e o espaço destinado à construção do laboratório e salas administrativas autorizada na semana passada.

“A conclusão desta obra faz parte do nosso planejamento de implantar um sistema completo de abastecimento e saneamento com previsão de atender às necessidades do município para as próximas décadas”, opinou.

Finamore salientou a necessidade de investimentos na área de saneamento como forma de ajudar a desafogar o sistema de Saúde. “Conhecemos estudos da Organização Municipal de Saúde (OMS) que apontam que a cada R$ 1 investido em saneamento básico, economizamos de R$ 4 a R$ 5 na Saúde, pois isso evita que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas, contaminando o solo e as águas, pessoas e animais, evitando diversos tipo de doenças e a proliferação de insetos”.

Com funcionamento previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2014, a ETE terá capacidade para tratar o esgoto de uma população de 44 mil habitantes.  Isto é, estrutura necessária para sanear 100% do esgoto da população louveirense nos próximos anos.

O projeto contempla também uma expansão que corresponde à segunda fase das obras e prevê o tratamento do esgoto de mais 33 mil habitantes. “Com isso, já temos projetada a estrutura necessária para nos prepararmos para um futuro de crescimento da população, com responsabilidade ambiental. Futuramente, vamos construir o anexo e ampliar a capacidade para 77 mil habitantes”, explica o secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello, que acompanhou o prefeito nas visitas.

Com investimentos na ordem de R$ 30 milhões, a construção da estação teve início em 2006 e é considerada medida determinante para solucionar os problemas na área.  Neste sentido, o planejamento da Secretaria de Água e Esgoto abrange a construção da Estação de Tratamento de Água, reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição - a espelho das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foi colocado novos tubos de PEAD em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.

Interceptores e emissários

Para alcançar o ‘selo de excelência’ no tratamento de esgoto será necessária a execução de interceptores e emissários em bairros como o Vassoural, Leitão, Estiva, e na região rural.  A construção da ligação com estes bairros, no entanto, já faz parte do planejamento da atual Administração, segundo informações do secretário Municipal de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello.

Investimentos na área

Ciente da necessidade de solucionar o problema histórico, a Atual Administração reservou aporte de aproximadamente R$ 80 milhões em investimentos nos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto para o período de 2014 a 2017. A dotação orçamentária foi anunciada na noite do dia 26 de agosto, durante apresentação do Plano Plurianual, documento semelhante a um Plano de Governo onde em que ficam expostos o planejamento financeiro, metas e objetivos.

Estrutura

A estrutura física da ETE é composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, desinfecção e descarga do efluente líquido, além de edificações para o laboratório, atividades de operação e administrativas.