Cultura & Eventos | 29/04/2013

Prefeito Junior Finamore prestigia Concerto de Aniversário da Corporação Progresso Louveirense

Foto: Jasso / PML

Na noite da ultima quarta-feira, dia 24/04, o prefeito Junior Finamore, acompanhado da Primeira-dama Marlene Finamore e da Vice-prefeita, Neusa Orestes, esteve no concerto especial de comemoração ao 32º aniversário da Corporação Musical Progresso Louveirense. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu autoridades, convidados, familiares e o público em geral. O prefeito Finamore se emocionou e parabenizou a corporação “Uma noite de grande emoção. Foi gratificante dividir este momento de festa com a Corporação Progresso Louveirense. O grupo está de parabéns, a apresentação foi belíssima. Meu desejo é que esta corporação permaneça forte e continue encantando as pessoas com suas apresentações”, disse.

A festa comemorativa trouxe no repertório músicas instrumental popular e eruditas com solistas e temas conhecidos do público.  A direção artística ficou por conta do maestro Gesse Arajo, tendo como Regente Titular, Maycon Paiva, Regente Assistente, Jesse Chignolli e Arquivista Cintia Vicentino. A Progresso Louveirense contou com mais de 40 músicos, que encantaram os presentes.

Dentre os destaques da noite, um vídeo surpresa preparado pela Divisão de Cultura trouxe grande alegria e comoção aos presentes e integrantes da corporação. A filmagem homenageou um dos fundadores da Progresso, o sr. João Guilherme Martins, o popular sr. Zico, que aos 95 anos de idade ainda empresta sua garra e dedicação nas apresentações do grupo. Sempre uma figura indispensável, o músico se figurou a frente da Corporação e tem uma longa história de luta, dedicação, disciplina e amizade.

O chefe da Divisão de Cultura, Jorge Bichara, em nome de todos da pasta, desejou felicidades aos aniversariantes “A Corporação Musical Progresso Louveirense como parte da História de Louveira, recebe de todos nós da Divisão de Cultura, os votos de felicidade por mais um aniversário. Com certeza essa banda estará sempre na memória de todos os louveirenses. A Progresso Louveirense nunca será esquecida e os que dela fazem parte, serão marcos para sempre”, disse Bichara.

A Banda Progresso

Em 1927, famílias tradicionais de Louveira, amantes da arte-musical, se reuniram para formar a Banda de Msica denominada Banda Santo Antonio. Teve como primeiro maestro o Santo Scarance, seguido dos maestros Ferdinando Canella, José Bertié, Luis Pagotto. Alguns anos da década de 70, século passado, a Banda parou suas atividades por falta de recursos para prosseguimento.

Em 1980 voltou a atuar novamente sob direção de Isidoro Scarance, irmão de Santo Scarance, regendo-a por vários anos, seguido pelo maestro Edson Francis.

A partir de 30 de abril de 1981, oficializou-se como “Corporação Musical Progresso Louveirense”, ligada ao Departamento de Educação e Cultura do Município na época, hoje atendida pela Secretaria de Esportes e Cultura, Divisão de Cultura.

Atualmente, a Banda tem a direção musical de Gesse Araujo (desde 2003) e tem como regente titular o maestro Maycon Paiva e regente assistente Jesse Chignolli, composta por 40 músicos e estudantes com maior participação dos músicos da cidade e professores da região.