Governo | 15/10/2013

Prefeito Junior Finamore participa de mais uma etapa do PDL – Plano de Desenvolvimento Local

Foto: Jasso / PML

Na tarde da última sexta-feira, dia 11, o prefeito Junior Finamore esteve presente em mais uma etapa do PDL- Plano de Desenvolvimento Local, projeto que está sendo implantado no município em parceria com o Senac-Jundiaí  com o objetivo de definir as diretrizes para uma política pública com foco no cidadão louveirense e suas necessidades nas mais diversas áreas e esferas.  A reunião foi realizada na Chácara Alvorada reunindo mais de 50 gestores das secretarias e divisões públicas para debaterem diversos temas de interesse comum para o crescimento e desenvolvimento do município de Louveira.

Para o prefeito Junior Finamore, o Plano de Desenvolvimento é um importante instrumento para que a administração municipal caminhe de acordo com os anseios da população “Nosso maior desejo é aproximarmos o povo da administração. É integrarmos o cidadão na nossa política de forma participativa para que a prefeitura possa atender aos anseios da população. Precisamos de pessoas parceiras, com ideias que busquem um bem comum para todos, para conseguirmos fazer um trabalho que realmente faça a diferença nesta cidade”, destacou Finamore, que fez questão de participar das dinâmicas de grupo e dos temas abordados no encontro. 

O Plano de Desenvolvimento Local começou a ser desenvolvido no município em junho. Desde o início do processo já foram realizadas três oficinas, sendo a primeira intitulada “Desenho de Cenário”, que discutiu a realidade atual do município e a colaboração que cada gestor pode dar para o enriquecimento do processo de criação do PDL. A segunda, realizada no mês de setembro, com o tema “Investigação Participativa” teve como foco a ampliação dos grupos e diálogos sobre as metas relacionadas a uma nova forma de trabalho entre as secretarias que privilegie novos caminhos de participação social. Essa última, no dia 11 de outubro,  chamada de world café explorou uma nova forma de criar uma rede viva de conversas em torno de questões importantes. A metodologia permitiu que os participantes pensassem e discutissem de maneira conjunta a fim de criar novos significados e soluções para temas do cotidiano dentro da realidade dos moradores de cada comunidade louveirense. 

Proposta do PDL

O “Programa de Desenvolvimento Local” é realizado pelo SENAC-Jundiaí e tem a proposta de melhorar as condições de vida e de convívio social da população de Louveir, fazendo com que as comunidades reconheçam os seus recursos, talentos e ativos, tornando-se protagonistas do seu próprio desenvolvimento social. Todo o processo de desenvolvimento requer a formação da governança (envolvimento de todas as secretarias municipais) que será a própria rede local em ação; a definição da visão de futuro para os próximos 10 anos; a elaboração de um diagnóstico participativo e a implementação de um plano de desenvolvimento para Louveira, pactuado por todos os segmentos da sociedade.