Governo | 30/04/2014

Prefeito Junior Finamore participa de cerimônia de início das obras de ampliação da P&G

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore participou na manhã desta terça-feira (29 de abril) do evento de lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de expansão da unidade da P&G de Louveira. A multinacional do ramo de bens de consumo vai investir R$ 500 milhões até 2015 no novo complexo, que abrange um novo centro logístico e a produção de novos produtos da marca no local.

Com o novo Centro de Distribuição em Louveira – o maior da marca na América Latina -, o local ficará responsável por todo o escoamento da produção. Após a conclusão das obras, a unidade vai dobrar de tamanho, chegando a 140 mil m² de área construída.

Em seu discurso, Finamore declarou que “a empresa será um fator de melhoria para a população louveirense e da região, pois vai gerar 250 novos empregos diretos e grandes investimentos na cidade”. Na oportunidade, o prefeito de Louveira também falou da iniciativa de construir um novo trevo na altura do Bairro da Estiva, que terá o objetivo de auxiliar os centros logísticos na escoação de produtos e desafogar o trânsito do Trevo do Burch, por onde trafegam cerca de mil caminhões por dia. “Estamos trabalhando junto aos órgãos regulamentadores ligados ao Governo Estadual para viabilizar a construção do novo trevo. Se tudo der certo, ano que vem começaremos esta obra”, afirmou.

Trabalho conjunto com Jundiaí

Também presente na cerimônia, o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, destacou o trabalho conjunto com Finamore para viabilizar o projeto, já que parte da planta está situada na cidade vizinha. “O desenvolvimento econômico e a geração de empregos não enxergam divisas de municípios”, declarou.“Havia um risco de não encontrar um espaço adequado. Definimos que Louveira seria o local mais viável, até por conta das dificuldades que poderiam surgir se optassem por um novo domicílio”, explicou o prefeito Pedro Bigardi.

Bigardi destacou ainda que a localização da empresa é um fator muito positivo para o desenvolvimento regional, pois a proximidade de Jundiaí com Louveira favorece, em ambos os sentidos, a geração de empregos.

Sustentabilidade

No quesito ambiental, a empresa está indo além do cumprimento da legislação, se comprometendo a preservar 30% da área total da unidade, incluindo as cinco nascentes de rio existentes no terreno. Ao todo a área de compensação ambiental será de 115 metros quadrados e inclui, ainda, a plantação de 10 mil novas mudas de árvores.  “Nosso compromisso não para por aí, temos a ambição de transformar essa planta em uma fábrica de resíduo zero”, afirmou o presidente da P&G no Brasil, Alberto Carvalho, que também esteve presente no evento.

Parceria entre poder público e privado

Representando o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, falou sobre os esforços das entidades governamentais para que as empresas possam aprimorar suas atividades no Estado.“Quando Estado, município e iniciativa privada se unem para gerar emprego e renda em uma cidade, estamos dando a oportunidade de cada individuo subsidiar o seu próprio progresso. Automaticamente, ele buscará qualificar-se profissionalmente e, por consequência melhorar a qualidade de vida de seus pares”, disse Almeida.

A cerimônia contou com a presença do diretor geral da P&G de Louveira, Marcelo Nery, além de executivos e funcionários da multinacional.