Saúde | 12/03/2014

Prefeito Junior Finamore inaugura centro de tratamento de pacientes com transtornos mentais em Louveira

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore participou na manhã desta sexta-feira (7 de março) da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizada na sede da unidade, no Centro de Louveira. A cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades municipais, serviu como pontapé inicial dos trabalhos da unidade, voltada ao tratamento humanizado e comunitário de pessoas com transtornos mentais, psicoses e neuroses graves.

Em seu discurso, Finamore salientou a importância do Caps para um tratamento “humanizado” e socialmente inclusivo destes pacientes. “Com este ‘equipamento’ a Secretaria de Saúde poderá fazer um trabalho de tratamento individualizado e ainda mais eficiente com os pacientes com idade a partir dos 18 anos”, destacou. “Com isso vamos atender essas pessoas com todo o carinho necessário para o processo de reabilitação psicossocial, contando com o acompanhamento dos familiares, e garantindo o acesso ao lazer e cultura, além do direito à cidadania”, acrescentou.

O CAPS atenderá pacientes encaminhados da rede de saúde e também acolhidos por demanda espontânea, que serão avaliados para inserção no tratamento. No local serão realizadas atividades terapêuticas com grupos abertos e fechados, oficinas terapêuticas e assembleias com a participação de usuários e da equipe técnica, composta por cerca de dez profissionais das áreas de psiquiatria, terapia ocupacional, psicologia e enfermaria. Em alguns casos, serão realizadas visitas domiciliares, dependendo do grau de complexidade do quadro do usuário.

“Com a inauguração do Caps, ampliamos significativamente a Rede de Saúde Mental do município, que já conta com um Ambulatório de Saúde Mental (situado em frente ao Caps) e profissionais especializados nas Unidades Básicas de Saúde”, informou a secretária de Saúde, Pâmela Mango, em seu discurso.

Também presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, Estanislau Steck, destacou os trabalhos da Assistência Social e da Saúde na cidade. “Recentemente a Prefeitura inaugurou a Casa de Acolhimento aos Moradores de Rua, o que muitas pessoas consideravam uma utopia em nossa cidade. Agora, foram ampliados ainda mais os serviços à população louveirense, desta vez aos usuários da Saúde Mental, com um Caps espaçoso e estruturado”, disse.

Antes dos discursos, porém, o usuário Paulo Rodrigues de Almeida fez uma apresentação musical para os presentes, cantando a música ‘Romântico Demais’, da dupla sertaneja Chico Reis. E, logo após a cerimônia, profissionais da Saúde organizaram uma atividade de pintura com os presentes, dando início aos trabalhos do Caps.

Serviço:

O CAPS I fica na Rua Capitão Alvaro Pereira, 55, Vila Bossi, e funcionará de segunda à sexta das 7:00 às 17:00.