Assistência Social | 17/09/2013

Prefeito Junior Finamore acompanha obras no Abrigo para Moradores de Rua

Foto: Jasso / PML

Na última quinta-feira, dia 12, o prefeito Junior Finamore esteve acompanhando as obras no Abrigo para Moradores de Rua de Louveira.  Localizada no Sitio Ipiranga (bairro Capivari) a casa, com capacidade para acolher até 30 pessoas, passou por reformas e agora está finalizando a parte de pintura. O próximo passo, segundo o secretário de Assistência Social, Rogério Nóbrega, será a troca da rede elétrica e a compra do mobiliário.

Para o prefeito Junior Finamore, o local tem um caráter social muito importante

“Estamos ansiosos pelo término e entrega desta obra tão importante para o município. O abrigo vai oferecer o suporte necessário à reintegração do morador de rua na sociedade resgatando-lhes a dignidade. Vamos oferecer  teto, cobertor, chuveiro quente, comida e apoio psicológico para que consigam mudar de vida”, disse Junior Finamore.

O abrigo, quando pronto, contará com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, monitores e outros funcionários e o programa irá abranger o atendimento,  acolhimento e ações de recuperação da saúde e qualificação profissional dos moradores de rua.

Atualmente, o local está atendendo em caráter emergencial os cerca de 12 moradores de rua recolhidos de diversos pontos da cidade pela equipe do CREAS -  Centro de Referência de Assistência Social, que já acompanha grande parte desta população. Eles são conduzidos todas as tardes ao abrigo onde pernoitam, recebem alimentação e os cuidados com higiene.

Abordagem diária

O trabalho de abordagem e abrigamento é realizado diariamente  das 18h às 21h30 em diversos locais, como a Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens (Bairro Santo Antônio) e o Pátio Ferroviário (região Central). Segundo o secretário de Assistência Social, Rogério Nóbrega, este trabalho inicial será complementado com a criação de um programa completo de abrigamento de pessoas em situação de rua. "A abordagem dos moradores de rua é uma das prioridades da Secretaria de Assistência Social para atender essas pessoas em qualquer época do ano”, afirmou

O trabalho realizado com a população em situação de rua é efetuado pela Proteção Especial de Alta Complexidade do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) em parceria com outras secretarias e conta também com o apoio de entidades e cidadãos louveirenses .