Desenvolvimento Econômico | 08/10/2013

Prefeito Junior Finamore acompanha novidades tecnológicas para o cultivo da uva no município de Louveira

Tecnologias difundidas pela Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira tornam-se referência para todo Circuito das Frutas

Foto: Jasso / PML

Na segunda-feira, dia 30/9, o Prefeito Junior Finamore realizou uma visita técnica a Chácara Guarani de propriedade do sr José Valter Pagotti e seus Irmãos. Em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho, o prefeito fez questão de observar de perto os resultados das tecnologias recentemente implantadas por esse e por outros produtores louveirenses sob orientação da Divisão de Agricultura da Prefeitura Municipal de Louveira.

Finamore se surpreendeu com a qualidade e a produtividade dos vinhedos onde estão sendo utilizadas as novas tecnologias como o sistema de condução em Y, a cobertura plástica do vinhedo, a utilização de mudas enxertadas, além dos testes com diferentes variedades de uvas e de porta-enxertos. “As famílias Pagotto sempre foram referência na qualidade da produção de uvas, mas com essas inovações implantadas aqui na Chácara Guarani vejo que não só a qualidade, mas a produtividade e a eficiência econômica do cultivo também estão evoluindo. Realmente temos uma luz no fim do túnel para a continuidade da tradição do cultivo da Uva Niagara em Louveira e em toda região. Nossa Administração fará o possível para que o produtor e seus descendentes possam continuar nessa atividade que tanto contribui para melhoria da qualidade de vida em todo o município”, completou o prefeito que ainda informou que voltará ao local no mês de dezembro pra ver as uvas maduras.

De acordo com o diretor de Agricultura de Louveira, Eng. Agrícola Daniel F Miqueletto, o cultivo da videira conduzida em Y sob cobertura plástica já é uma realidade em algumas propriedades louveirenses, entretanto deve-se observar que o investimento para implantar um parreiral com essa tecnologia é altíssimo, uma vez que fica até quatro vezes mais caro que no sistema convencional. Por outro lado as experiências realizadas no sul do Brasil e os números observado na propriedade do sr Valter Pagotti, confirmam a viabilidade do investimento  “Com o apoio do Centro de Fruticultura do IAC medimos aqui no Sr Valter uma produtividade que chegou a 39 toneladas por hectare na safra normal e 25 toneladas na safra temporã, além de uma redução de 75% da aplicação de defensivos na safra normal e 50% na safra temporã, isso sem contar a qualidade superior dos cachos e o tempo que o mesmo suporta na planta mesmo depois de maduro. Portanto, para produtores de ponta como o sr Valter, apesar de caro, o sistema é muito viável”, informa Miqueletto.

Para o produtor Valter Pagotti é o momento de aproveitar porque finalmente o poder público está entendendo a importância da agricultura para o nosso município “Fazia muito tempo que um prefeito não vinha nos visitar pessoalmente. Acredito que essas novas tecnologias aliadas aos incentivos e serviços que a Prefeitura já disponibiliza aos agricultores como a subvenção do seguro, o preparo de solo e a consultoria agronômica, mais os projetos que o prefeito comentou que pretende implementar à partir do ano que vem, deverão dar uma nova esperança ao agricultor para que se mantenha na terra, incentivando seus filhos a continuarem também com essa atividade da produção da uva que foi a base da construção do nosso município”, completou o produtor.