Cultura & Eventos | 20/05/2014

Prefeito Junior Finamore abre a 47ª Festa da Uva e grande público prestigia o evento

Foto: Divulgação

A cerimônia de abertura da 47ª Festa da Uva de Louveira e 4ª ExpoCaqui  foi a ocasião escolhida pelo prefeito Junior Finamore para reafirmar o compromisso da administração municipal em proporcionar apoio aos produtores rurais de Louveira. “O verdadeiro motivo pelo qual existe esta festa é celebrar a produção e cultivo da uva aqui na cidade, por isso estamos constantemente buscando ações e meios de incentivo para o fortalecimento dos produtores de fruta. Queremos fixar o homem no campo e mantermos esta dádiva que é o agricultor”, disse Finamore na solenidade realizada na manhã do último sábado, na Área de Lazer do Trabalhador. A cerimônia foi prestigiada por muitas autoridades, dentre elas, os deputados federais Nelson Marquezelli e Guilherme Campos, e os estaduais Cauê Macris e Célia Leão. Também estiveram presentes, o prefeito de Vinhedo Jaime Cruz, o prefeito de Morungaba José Roberto Zen, vereadores, convidados e a população que fez questão de participar deste momento.

Em seu discurso, o prefeito Finamore agradeceu o apoio de todas as instituições que estão ao lado da Prefeitura na luta por melhorias “A terra de Louveira gera um produto diferenciado, produz as melhores frutas e eleva o nome da região, e nós vamos preservar isso. Fico muito contente em poder contar com o apoio do nosso Legislativo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jundiaí, da Associação dos Produtores Rurais de Louveira, da Divisão Municipal de Agricultura e de todos os órgãos estaduais e federais que de certa forma nos auxiliam no fortalecimento da atividade agrícola em Louveira”, disse. O prefeito, que já conquistou benefícios inéditos como a subvenção municipal e a lei de incentivos, frisou que a intenção é de promover um marco na modernização da política agrícola municipal para dar maior sustentabilidade a todos os produtores rurais “Enquanto eu estiver a frente do Executivo a agricultura estará entre as nossas prioridades”, finalizou.

O representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Orlando Melo de Castro, elogiou as iniciativas implantadas pela administração do prefeito Junior Finamore e disse que deveriam ser adotadas por outras prefeituras da região “ Fico feliz em ver os mecanismos de apoio e incentivo criados aqui em Louveira  para o fortalecimento da agricultura. Espero que este modelo seja copiado por outros municípios, especialmente os que compõem o Circuito das Frutas porque é uma forma de valorizar a produção agrícola desta região e, acima de tudo, manter os produtores produzindo em suas propriedades. Isso garante também a proteção dos mananciais e  este clima diferenciado que é um dos melhores do Brasil.  As prefeituras devem sempre buscar incentivos para os agricultores porque isso não é um ônus na renda municipal e sim um bônus porque atrai turismo, renda e preserva a história da região”, afirmou.

Pelo segundo ano consecutivo como presidente da 47ª FUL, Jailson Marinho falou do resgate da tradição da festa em Louveira “Trabalhamos no sentido de resgatar a verdadeira essência dessa festa que foi criada para celebrar a safra da uva numa grande confraternização entre as famílias da cidade e os visitantes. É essa nossa intenção, de promovermos momentos de alegria, de fortalecermos o turismo rural, a venda das frutas e para que os turistas desfrutem de todos os produtos artesanalmente produzidos pelos agricultores de Louveira. Com o tema deste ano, ‘Uma Terra de Muitas Nações’, procuramos unir todas as etnias que compõe a população de Louveira e trazer um pouco de cada uma para dentro deste evento. Queremos que o povo se sinta parte da festa ”, disse.

Logo após a solenidade, os presentes acompanharam o prefeito Junior Finamore em um passeio pela festa onde tiveram oportunidade de conhecer o pavilhão de vendas e exposição de frutas selecionadas, degustação de produtos artesanais, apreciar os belos frutos produzidos em Louveira e conhecer as atrações do local. Em seguida, os cantores Sergio Reis e Renato Teixeira dominaram o placo e fizeram um belíssimo show animando a festa. No mesmo dia, a programação da FUL contou com os shows de Dunga, cantor católico que proporcionou momentos de louvor e adoração no período da tarde e, para fechar o primeiro dia com chave de ouro, a partir das 21h, a banda “Paralamas do Sucesso” reuniu grande público no show da sua turnê 30 anos de carreira.

Serviço:

A 47ª Festa da Uva e 4ª ExpoCaqui acontece na área de lazer do Trabalhador, nos dias 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de Maio e 01 de Junho, das 10h às 24h. A entrada é gratuita exceto aos sábados e domingos, quando após as 17h será cobrado R$ 5,00.

Este ano, a FUL tem como tema “Terra da Videira: uma Terra de muitas Nações” e  traz uma grande diversidade de atrações e opções gastronômicas. Também conta com diversos stands de venda de frutas selecionadas, exposição e leilão de frutas premiadas, feira de artesanato,  mini shopping, shows regionais, apresentação de grupos folclóricos, danças típicas, espetáculo  teatral e parque de diversões.

Programação Musical

Dia 23 de maio (sexta-feira)

21h-  Cavaleiros do Forró

Dia 24 de maio (sábado)