Cultura & Eventos | 14/05/2013

Prefeito Junior Finamore abre a 46ª Festa da Uva e anuncia benefícios aos agricultores

Prefeitura subsidiará 15% do seguro agrícola e Marco Kobayashi, especialista em fruticultura, dará assessoria aos produtores rurais

Foto: Jasso / PML

O resgate das tradições e da verdadeira identidade da Festa da Uva em Louveira teve início na tarde do último sábado (11 de maio), com a inauguração da 46ª Festa da Uva e 3ª Expo Caqui, realizada na Área de Lazer do Trabalhador. Neste ano, o maior evento cultural e histórico da cidade apostou na valorização dos agricultores e do povo louveirense. A abertura foi comandada pelo prefeito Junior Finamore, acompanhado da primeira dama Marlene Montelato Finamore e da vice-prefeita Neusa Orestes. Estiveram presentes deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, autoridades, convidados e visitantes. No ato, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, representou o governador Geraldo Alckmin.

Na cerimônia, o prefeito Junior Finamore  enalteceu todos os envolvidos na organização da festa e reiterou seu respeito e admiração pelos produtores rurais. “Agradeço o empenho de todos os responsáveis pela organização deste evento que não economizaram esforços para fazer esta grande festa. Louveira é privilegiada  por ter uma terra fértil e produtiva. Nossos agricultores produzem seus frutos que dão este ar tão bonito à cidade e que nos permite realizar esta celebração. Quero agradecer cada um dos produtores rurais pelo trabalho e perseverança”, disse o prefeito  Finamore que, emocionado, lembrou sua origem  “Eu também fui um agricultor e sei  que o agricultor é um apaixonado pelo que faz. Sempre converso com plantadores de uva e eles falam do sentimento que têm por suas plantações. Esta festa é especialmente para valorizar e incentivar esses trabalhadores pois essa cidade vive por causa dos agricultores, esses heróis anônimos que dão vida e característica a esta cidade”, disse o prefeito.

Benefício aos agricultores

Para Finamore, a atual administração será marcada por diversos investimentos no setor rural “Nós temos um desafio de transformar essa cidade numa cidade melhor. Vamos conceder um subsídio municipal ao prêmio do seguro agrícola, que atualmente ainda tem um valor muito alto. Com isso estaremos ajudando o produtor pagando parte do prêmio desse seguro, dando mais tranqüilidade e fortalecendo o  investimento nas plantações”.

Também quero anunciar aqui, neste dia de festa, a contratação do engenheiro agrônomo Marco Kobayashi, especialista em fruticultura que prestará serviço de consultoria agronômica para os produtores da cidade “Kobayashi é um produtor rural da nossa região, com amplo conhecimento dos problemas das culturas cultivadas no município de Louveira “, revelou .

Discursos de apoio

O secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho disse que a secretaria estadual está presente em todos os municípios para apoiar o pequeno e médio agricultor, para ajudar na qualificação da mão-de-obra e para dar mais oportunidade e competitividade. “Acompanhamos as demandas e os anseios dos municípios  por isso estamos sempre buscando equipar as Casas da Agricultura, seja com veículos  ou informatização. Mais do que isso, vamos viabilizar a implantação do Poupa Tempo Rural em todas as cidades”, revelou Macedo.

A deputada Célia Leão falou da importância e abrangência do evento “A festa está linda. Quando se tem um governo sério, as coisas realmente acontecem e o povo ganha com isso. Um evento como este representa geração de emprego, de renda e a oportunidade da exposição e venda dos produtos para os comerciantes. Que todos aproveitem esta oportunidade e sejam felizes”.

O presidente Estadual do PTB, deputado Campos Machado,  falou da satisfação em participar do evento realizado na cidade de Louveira, que tem à sua frente, um prefeito honrado e de valores “ O prefeito Junior Finamore é meu amigo e correligionário e tenho certeza da competência do seu trabalho. Tenho convicção que fará sempre o seu melhor por este município e continuará o legado e o exemplo deixado por seu pai (prefeito Nicolau Finamore) e que vai buscar esta paixão lá no seu coração atendendo às necessidades do povo louveirense”, disse.  

Também presente no evento, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB),  reforçou apoio ao prefeito de Louveira e se colocou a disposição para ajudar nas demandas do município. Também se solidarizou e reforçou o pedido de implantação de uma sede da Polícia Militar em Louveira.

No recinto da festa ....

Após a solenidade, o prefeito conduziu os presentes para um passeio pela festa, oportunidade em que puderam assistir a apresentação da dança   tarantela feita por alunos da rede pública de ensino e conhecerem as barracas e atrativos do evento.  Também inauguraram o espaço da “Exposição de Frutas” onde estão dispostas as mais selecionadas e premiadas frutas produzidas no município. Neste local, fizeram degustação de vinhos e apreciaram a grande variedade de licores, compotas, geléias, doces e muitas outras  delicias artesanais.

Show de abertura

Com um grande público, a noite de estréia da festa foi coroada com o show da banda  pop rock Capital Inicial  que trouxe músicas do seu novo cd Saturno, além de antigos sucessos. No domingo, às 16h,  foi a vez do show com a Família Lima. Em seguida se apresentaram bandas regionais, o cantor italiano Giuseppe  D´Amato e a conhecida banda do Brejo.

Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML
Foto: Jasso / PML