Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Prefeito | 05/06/2023

Prefeito Estanislau Steck representa Louveira em reunião diocesana

A Cúria Diocesana de Jundiaí reuniu agentes públicos para uma reflexão sobre as práticas referentes à Campanha da Fraternidade 2023

O Prefeito Estanislau Steck esteve em Jundiaí na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, na Cúria Diocesana de Jundiaí, representando o município de Louveira na reunião realizada por meio da Pastoral Fé e Política e do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jundiaí com os agentes públicos dos 11 municípios da região. O encontro teve como proposta fortalecer as ações solidárias com a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2023 “Fraternidade e Fome”. O Prefeito, Estanislau Steck, esteve acompanhado pelo Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa e pela Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin. De Louveira, também esteve presente o Padre Silvio Andrei.

Para a reunião, o Bispo Diocesana, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, recebeu também o Prefeito, Rodolfo Wilson Rodrigues Braga, o vice-Prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafá, além de vereadores da região e representantes dos municípios de Santana de Parnaíba, Jundiaí, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Pirapora, Cabreúva, Várzea Paulista e Salto.

“Todos os anos a Diocese as autoridades para discutir o tema da campanha da fraternidade. É importante Louveira estar presenta também. Nossa população é muito solidária. Além disso, podemos apresentar aos nossos vizinhos as ações que realizamos aqui. Nós demos início agora à Operação Inverno, por exemplo, que prevê o acolhimento das pessoas em situação de rua no frio; fizemos também grandes campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, com participação bastante ativa da população; e temos ainda pelo Projeto Taba Ecobag, uma importante ação a ser implantada, que é possibilidade de trocar 1 litro de leite por uma sacola reutilizável, elaborada pelo Fundo Social. O propósito é que todo o leite seja doado por meio do Fundo Social. E temos ainda ações constantes neste sentido. Então, representar Louveira nesta reunião de hoje é importante no sentido de dizer que nós apoiamos essas ações”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Para refletir o tema proposto pela Campanha da Fraternidade, o assessor de Formação Província Santa Francisca Cabrini, Carlos Mário Vásquez Gutiérreza, ministrou palestra sobre os princípios que fortalecem o espírito de fraternidade e o desenvolvimento de parcerias com o setor público.

O conteúdo da palestra teve por objetivo despertar um olhar mais sensível para as mazelas que afligem a sociedade e a discussão sobre políticas públicas voltadas para a população socialmente mais vulnerável. Neste sentido, a Diocese propôs que municípios instituam o Plano Municipal de Segurança Alimentar e o Conselho Municipal da Segurança Alimentar, além de ações que integrem toda sociedade na extinção da fome na população.