Desenvolvimento Urbano | 14/06/2023

Prefeito Estanislau Steck acompanha a construção da Usina de Suco e demais obras pela cidade

Ao todo, Louveira tem hoje cerca de 30 obras em execução, realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com as obras em atendimento à diversas áreas e locais da cidade e que visam o ofertar melhorias de serviço público para a população. Nesta quarta-feira, 14 de junho, o Prefeito Estanislau Steck realizou vistoria em algumas delas e também em locais onde há projeto para novas obras. Ao todo, Louveira tem hoje cerca de 30 obras em execução.

Acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e pelo Diretor de Obras da Prefeitura, Thiago Solfiati, o Prefeito esteve no Centro de Apoio ao Produtor (CAP), e pôde acompanhar o estado avançado da obra do novo barracão de tratores e máquinas agrícolas, além do atual estágio da Usina de Suco. Ele esteve também no Cecoin Chapeuzinho Vermelho, na Estrada Pau a Pique e no Residencial Cavalli, onde foi feita a instalação de um gradil para a proteção dos moradores.

“É importante acompanharmos de perto todas as etapas das obras, e todas elas são extremamente importantes para a população. A Usina de Suco, por exemplo, é uma demanda muito antiga e chega a ser a concretização de um sonho dos agricultores da nossa cidade. Por meio dela, poderemos armazenar a as uvas que não forem comercializadas durante a safra e transformá-las em suco. Além das obras já em andamento, vistoriamos ainda locais para onde há projetos a serem desenvolvidos, como é o caso do bolsão de estacionamento na Rua João Verardo, que vai melhorar muito a situação neste ponto do bairro Santo Antônio, pois vamos dar utilidade em para um local onde hoje só existe um canteiro. E ali tem vários comércios, mas não tem local para estacionar”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Um dos destaques da vistoria desta quarta-feira, a Usina de Suco tem duas construções. Em fase de finalização está o barracão onde serão guardados os maquinários, como tratores e outros. Em paralelo, está em construção o espaço físico da Usina de Suco. Já foi feito o levantamento das paredes estruturais do térreo e a obra segue para o início da construção do segundo piso.

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Louveira, o projeto da usina de Suco é composto por área administrativa e área fabril, onde será feito o processamento da fruta para a retirada do suco. Na área fabril, estão sendo construídas duas docas: uma para recebimento da uva e uma outra para a saída do produto já acabado, ou seja, quando o suco já estiver pronto. No local, também haverá uma câmara fria para armazenamento da fruta, garantindo as condições ideais de estocagem da uva.

Para a área administrativa, estão sendo construídos as salas de escritório, os vestiários para os funcionários, uma local para comercialização dos sucos, sanitários para os funcionários e também para os visitantes. Para estruturar o local para a visitação de turistas, o local terá ainda mezanino e deque. A Usina de Suco está sendo construída no Centro de Apoio do Produtor Rural (CAP), no Barreiro.

Outra obra importante vistoria pelo Prefeito Estanislau Steck e Secretário Ricardo Pissulin é a reforma completa do Cecoin Chapeuzinho Vermelho, no Santo Antônio. A escola, que até 2019 era berçário, recebe adequações do espaço, já que se transformou em uma unidade de Educação Infantil, que atende 200 crianças. A primeira etapa da obra, do primeiro andar, está em fase de finalização, com a construção de um novo banheiro, ampliação do refeitório e das salas administrativas e pintura externa. A segunda fase se estende para o mês de julho, quando acontece o recesso das crianças, quando então será feita a troca das portas e janelas de todas as salas de aulas, além de pequenos reparos e pintura. Esta obra compõe as 4 escolas em reforma atualmente em Louveira.

Também no bairro Santo Antônio, o Prefeito esteve na Rua João Verardo, onde a Prefeitura fará um bolsão de estacionamento, onde hoje existe apenas um canteiro. O projeto está pronto e a obra começa em breve. Outro projeto importante e analisado hoje pelo Prefeito, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, é a construção de uma calçada na estrada Pau a Pique, com o objetivo de garantir uma melhor infraestrutura para os pedestres que transitem pelo local, já que hoje a estrada não possui espaço adequado para pedestres. O Prefeito esteve ainda no Residencial Cavalli, onde a Secretaria instalou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, um gradil para dividir uma área verde entre as ruas do Retiro e Uva Isabel.

CONSTRUÇÃO DA USINA DE SUCO

BOLSÃO DE ESTACIONAMENTO NA RUA JOÃO VERARDO