Educação | 13/03/2013
Prefeito de Vera Cruz visita Cozinha Piloto de Louveira
O prefeito de Louveira, Junior Finamore, na manhã da quinta-feira, dia 07 de março, recebeu a visita do prefeito de Vera Cruz (SP), Fernando Garcia Simon, que esteve no município para conhecer o funcionamento da Cozinha Piloto de Louveira, que é uma referência na região. O objetivo da visita do prefeito Simon foi aprender a metodologia utilizada aqui no município e verificar a estrutura e equipamentos existentes no local para que possa implementar a Cozinha Piloto de Vera Cruz. Ficamos honrados pelo reconhecimento da qualidade da merenda de Louveira. É gratificante saber que outros municípios buscam se aperfeiçoar através do nosso exemplo. Todos os funcionários da Cozinha Piloto de Louveira são exemplo de competência e seriedade no trabalho que exercem”, disse Finamore.
A Cozinha Piloto é responsável pelo preparo de toda merenda escolar do município. No local são confeccionadas e enviadas as refeições - almoço e jantar - que são servidas pelas merendeiras nas escolas. Às unidades escolares cabe a preparação dos cafés da manhã e da tarde. “ A nossa refeição é preparada com muito carinho, como se fosse comida caseira mesmo, sem molhos, caldos ou temperos prontos. Quando é macarrão, por exemplo, usamos só o tomate fresco para o molho e a carne é moída na Cozinha Piloto. Os temperos são à base de alho, cebola, salsa e cebolinha, que também são preparados na Cozinha Piloto”, conta a Chefe da Divisão de Merenda Escolar, Luzia Bevegnu que é a responsável pela Cozinha Piloto de Louveira.
A alimentação saudável na escola é um direito humano previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que exige que a criança tenha uma alimentação saudável adequada, equilibrada, saborosa, com respeito aos hábitos alimentares locais, preparada com alimentos frescos livres de contaminação por microorganismos, agrotóxicos aditivos ou outras substancias nocivas à saúde. Que seja feita com alimentos guardados em lugares adequados e protegidos. E adequada também aos portadores de doenças associadas à alimentação, como diabetes, anemias, pressão alta doença celíaca e outras, que hoje também preparamos.
A Chefe da Merenda Escolar, Luzia Bevegnu conta que, para atender este cardápio, há uma demanda de trabalho muito grande, e requer muito cuidado nas preparações. Atualmente são servidas diariamente cerca de 12.000 refeições nos três períodos nas idades de crianças de 12 meses a adultos com até aproximadamente 65 anos, que são os alunos do EJA. As escolas municipais e estaduais são atendidas com o mesmo cardápio e também nos três períodos.