Governo | 04/02/2013

Prefeito de Louveira participa de capacitação do Consórcio PCJ

Jasso / PML

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, e a primeira-dama Marlene Montelato Finamore, participaram na manhã desta sexta-feira (1° de fevereiro) da capacitação regional do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiái (PCJ), associação composta por municípios e empresas cujo objetivo é a preservação dos mananciais de sua área de abrangência. O evento foi realizado na sede do Consórcio, em Americana, e contou com as presenças da vice-prefeita de Louveira, Neusa Orestes, do secretário de Negócios Jurídicos de Louveira, Anderson Xavier de Campos, da chefe da Divisão de Meio  Ambiente de Louveira, Rose Skelton, além da prefeita de Piracaia, Terezinha das Graças da Silveira Peçanha – Dona Terezinha, do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, de representantes das 43 cidades contribuintes da associação e do secretário executivo do Consórcio PCJ, Fracisco Carlos Castro Lahóz, que ministrou a palestra.

O prefeito Junior Finamore, em seu discurso, parabenizou o Consórcio PCJ pelo trabalho de preservação dos mananciais das três bacias e demonstrou a sua preocupação com o tema do meio ambiente. “É muito importante este trabalho de preservação realizada de forma organizada, por esta parceria público-privada”, disse o prefeito. “A organização de consórcios de bacias, em que instituições da sociedade possam denunciar e sugerir ações para criação de políticas públicas é a saída para cuidarmos dos nossos mananciais, pois quando o assunto é água, estamos tratando do bem primordial para uma boa qualidade de vida”, frisou.

De acordo com a assessoria do Consórcio, o objetivo do encontro foi fomentar a integração de experiências relacionadas ao funcionamento da associação, do Sistema de Recursos Hídricos da região, municípios e empresas associadas, assim como de oportunidades quanto à capacitação de recursos para projetos e obras com enfoque aos recursos hídricos e meio ambiente.

O público-alvo da palestra, denominada “As Oportunidades e Realidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, foram os gestores municipais, representantes de empresas consorciadas e membros dos serviços de saneamento associados ao Consórcio PCJ.  O objetivo

O Consórcio

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a preservação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.

Fundado em 13 de outubro de 1989, o Consórcio atua com independência técnica e financeira. A entidade arrecada e aplica recursos em programas ambientais. O poder de decisão cabe ao Conselho de Consorciados

João / PML