Segurança | 24/03/2023

Por melhorias contínuas no processo de monitoramento, Prefeitura participa de reunião na concessionária Rota das Bandeiras

Louveira possui sistema de fiscalização por totens com conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança,  participou, no último dia 17, de uma reunião nas instalações da empresa Rota das Bandeiras em Itatiba, a fim de conhecer o sistema de monitoramento do local. Esta é mais uma das iniciativas para reforçar o trabalho de fiscalização em Louveira, que têm sido realizado de forma contínua. 

Participaram do encontro o Secretário de Segurança, Osvaldo Cândido, o chefe da Divisão de Trânsito, Edmilson José Roberto, o Diretor da Guarda Municipal, Paulo Vicente Soares, o inspetor da Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) da GM Júlio Cézar Correia da Silva, que foram recebidos pelo gerente de T.I Alisson Quinones Mendonça, o coordenador de tráfego Murilo Perez e o Supervisor de CCO Alexandre Kustra. 

A empresa Rota das Bandeiras realiza um trabalho de fiscalização de trânsito através de câmeras, autuando infrações através deste sistema. 

“Atualmente, realizamos na cidade um trabalho de monitoramento por câmeras que garante maior segurança para os moradores. Graças ao nosso sistema, conseguimos reduzir o índice de criminalidade em Louveira. Nos meses de janeiro e fevereiro, os números foram considerados como baixos, comparativamente com demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí. Essa reunião é mais uma forma de ampliar a qualidade do nosso trabalho através de um intercâmbio de ideias que podem vir a ser executadas em Louveira”, afirmou  o Secretário de Segurança. 

Caso Louveira passe a realizar fiscalização de trânsito por câmeras de segurança, os locais serão identificados por placas como cumprimento da legislação.

O sistema de monitoramento é controlado pela Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) e pelo Centro de Inteligência e Operações (CIOP). Cada totem possui um conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea, e com um poderoso sistema de aproximação das imagens (zoom). 

A estrutura possui também um botão para contato direto com a Central de Monitoramento em tempo real. Ao flagrar uma situação que exija cuidados, o cidadão aciona a Guarda Municipal imediatamente.

Além disso, um alto-falante está instalado e habilitado para emitir avisos e mensagens da Guarda e da Prefeitura. 

Os locais dos totens de monitoramento foram escolhidos de acordo com critérios estratégicos do planejamento de segurança pública.
Confira onde foram instalados: 

1- Av. José Niero, ao lado da estação ferroviária;
2 - Rua Washington Luiz, bairro videiras (entrada da cidade de quem vem de Vinhedo)
3 - Rotatória do Burck, próximo a Rod. Anhanguera;
4 - Avenida Paulo Prado c/ Rua Riccieri Chiqueto.