Gestão Ambiental | 07/02/2014
População aprova o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos
Na noite de ontem, 05, a Prefeitura de Louveira realizou a terceira e última audiência pública do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Louveira. A audiência aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Bairro Santo Antônio e contou com a participação de representantes do poder público e da população. O documento que vai reger e regulamentar toda e qualquer ação que envolva resíduos sólidos no município foi amplamente apresentado e, posteriormente, aprovado pela população fechando assim o ciclo de debates acerca do conteúdo e das diretrizes do projeto.
Dentre as propostas apresentadas na segunda etapa, chamada prognóstico, estão programas e ações que promovam a não-geração e redução no envio de resíduos para o aterro sanitário. O plano também contempla projetos para o aumento da reciclagem de materiais reduzindo os valores gastos com sua destinação; investimentos em novas tecnologias para tratamento de lixo comum; expansão da coleta seletiva; intensificação da educação ambiental; reciclagem de resíduos de construção civil, entre outros.
De acordo com a secretaria de Gestão Ambiental, Rose Skelton o próximo passo será encaminhar o Plano para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores.
O Plano de Gestão. O planejamento da gestão correta de resíduos sólidos é previsto pela lei que estipula a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/10, cujo objetivo principal é a prevenção e a redução na geração de resíduos por meio da promoção de hábitos de consumo sustentáveis, aumento na reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, além da destinação ambientalmente adequada aos materiais não recicláveis.
O Plano prevê a diminuição do desperdício de resíduos gerados nos diversos setores econômicos e visa ainda desestimular o aterramento de materiais.