Segurança | 10/07/2014

População aprova implantação de mão única em ruas do Bairro Santo Antônio

Foto: Divulgação

A Divisão de Trânsito da Prefeitura de Louveira transformou a Rua das Rosas e a Rua das Orquídeas, ambas no Bairro Santo Antônio, em mão única na semana passada, com o objetivo de melhorar o fluxo dos automóveis e ônibus que transitam pelas duas vias – que são paralelas. A medida, embora ainda recente, já vem agradando moradores e comerciantes locais, que elogiaram a melhoria no trânsito da região e a demarcação de vagas nos dois lados das ruas.

A intervenção, segundo a secretaria de Segurança Pública – à qual está acoplada a Divisão de Trânsito -, atende a uma reivindicação dos próprios moradores locais, que organizaram um abaixo-assinado solicitando as melhorias. Um dos precursores da iniciativa, o comerciante da Rua das Rosas Oscar Rodrigues Pereira, conta que raramente conseguia encontrar vagas para estacionar seu veículo antes das mudanças. “Agradeço ao prefeito Junior Finamore e ao secretário Sidney Juarez que nos receberam e transformou nossa solicitação em ação. Agora, aumentou a quantidade de vagas, tem vagas ‘pra lá e pra cá’, além de espaço para o ônibus passar tranquilamente”, diz o comerciante, que trabalha há 20 anos no local.

Os principais problemas relatados pelos moradores quando as ruas eram de sentido duplo foram a falta de espaço para transitar dois veículos ao mesmo tempo e o grande número de colisões frontais na região. O empresário Kléber Carvalho, morador da Rua das Orquídeas há nove anos, relata que antes a população sofria com “muitos transtornos” no trânsito, que segundo ele ficava “enroscado” quando dois veículos necessitavam transitar ao mesmo tempo pela via. Além disso, ele, que reside quase na esquina com a Rua Evaristo Cavalli, conta que já presenciou “diversas batidas de carro”. “Os carros que entravam rápido na nossa Rua pela Evaristo Cavalli muitas vezes acabavam colidindo com os veículos que trafegavam pela outra mão. Agora, com mão única, as ‘coisas’ vão mudar, vão melhorar muito”, acredita.

Dono de um estabelecimento comercial também no entroncamento entre as Ruas das Orquídeas e Evaristo Cavalli, Raimundo dos Santos compartilha da opinião de Kléber. “Assim (com sentido único na via) ficou melhor, isso evitará muitos acidentes, o que era bastante comum por aqui”, diz.

Como ficou...

Com as alterações, a Rua das Rosas passa a ‘descer’, com mão única até a altura da Rua dos Girassóis. Depois segue com sentido duplo durante um pequeno trecho até a Rua Armando Bertié, para facilitar a entrada e saída dos alunos da escola estadual Odilon Leite Ferraz. Já a Rua das Orquídeas passa a ter sentido contrário em toda a sua extensão.