Governo | 02/08/2022

POPULAÇÃO - IBGE inicia entrevistas casa a casa do Censo Demográfico 2022 com equipe de 15 agentes em Louveira

Para garantir a segurança da população, todos os recenseadores estarão uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo e crachá com foto e um QR Code, além do Dispositivo Móvel de Coleta

O IBGE iniciou, na última segunda-feira (1), a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 casa a casa em Louveira. Agentes identificados do órgão vão visitar todos os domicílios do município até novembro aplicando questionários para identificar a população e suas condições de vida.

O Censo está sendo realizado em todas as cidades do Brasil. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, ele vai ajudar a obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. Esses dados são fundamentais para o planejamento de políticas públicas e dos investimentos de municípios, estados e do Governo Federal. 

Em Louveira, uma equipe com 15 recenseadores já está nas ruas, mas serão, ao todo, 41 pessoas fazendo o trabalho. ““Outros 26 recenseadores estão em processo seletivo de contratação. São eles que vão coletar os questionários em todos os domicílios urbanos e rurais”, afirma um dos coordenadores de Área do IBGE, Gilberto Fontolan Costa.

No último Censo, em 2010, Louveira tinha 37.125 moradores. Hoje, a estimativa é de que sejam 51.007 habitantes no município. É com base nas estimativas populacionais que o Tribunal de Contas da União (TCU) faz o cálculo do repasse do Fundo de Participação de Estados e Municípios. O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à covid-19. 

Segurança

Para garantir a segurança da população, o IBGE informa que todos os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo e crachá com foto e um QR Code, além do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente acessando os sites do IBGE e do Censo.

CLIQUE AQUI para acessar o site do IBGE.

CLIQUE AQUI para acessar o site do Censo e use a matrícula do agente para a identificação.

Também é possível obter a identificação do recenseador pelo telefone  0800 721 8181.

Além disso, é possível identificar o recenseador pelo QR Code do crachá que ele usa. Para isso, o morador deve apontar a câmera do telefone celular para a imagem e, em seguida, clicar no link que vai aparecer na tela. Esse link terá a identificação do agente. Em caso de dificuldade, o morador deve entrar em contato pelo telefone 0800 721 8181.

O questionário

Neste Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 perguntas, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 10% dos domicílios, leva cerca de 20 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz perguntas sobre a identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, questiona também: trabalho, rendimento, casamento (ou semelhante), núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Quem pode responder

O IBGE informa que qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do domicílio. É preciso apresentar os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Apenas uma pessoa do domicílio pode responder por todos os residentes. 

E se ninguém estiver em casa?

Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado ou tentará o contato por telefone. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

Resposta via internet ou telefone

No Censo 2022, além da coleta presencial, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador, segundo explicou o responsável pelo projeto técnico do Censo 2022, Luciano Duarte.

A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.