Gestão Ambiental | 05/01/2018

Pontos de coleta de pilhas garantem o descarte consciente do lixo eletrônico na cidade

descarte pilha

Louveira tem na cidade 24 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas em locais escolhidos de forma estratégica - pontos de livre circulação e comércios em geral.

O programa, realizado pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental tem como finalidade o estímulo ao descarte consciente, implantando o sistema de logística reversa e destinação final após o fim da vida útil desses materiais. A logística reversa funciona com o auxílio de uma instituição autorizada pela Secretaria e Prefeitura.

Ao atingir uma quantidade especificada de coleta, a Gestão Ambiental entra em contato com os integrantes do programa ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que efetua a coleta gratuita e é responsável pelo serviço de logística reversa das pilhas de zinco manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis.

Além da coleta de pilhas e baterias, a instituição também realiza a coleta de óleo que é encaminhado para empresas licenciadas para reciclagem do resíduo, sendo utilizado para fabricação de ração, sabão e biodiesel.

Em 2016 foram recolhidos cerca de 800 quilos de pilhas e 2 mil litros de óleo de estabelecimentos comerciais. Os números de 2017 ainda estão sendo contabilizados.

Confira abaixo os pontos de coleta

• Prefeitura Municipal de Louveira
• Secretaria de Gestão Ambiental
• Casa da Agricultura