Assistência Social | 10/11/2022

POLÍTICAS PÚBLICAS - Prefeitura realiza Pré Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza a Pré Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente a partir das 9h nesta sexta-feira (11). O evento é destinado aos alunos da Rede Estadual que fazem parte dos grêmios estudantis. A ação será realizada na Escola Professor Joaquim Antonio Ladeira.

“O objetivo é apresentar para os alunos quais os eixos que serão abordados na Conferência principal, e além disso, ouvir deles quais são as suas demandas, sugestões e o que pensam sobre o assunto, assim, podemos manter uma articulação das políticas setoriais para a criança e ao adolescente inclusiva e eficiente”, disse o prefeito Estanislau Steck.

A estimativa é de que cerca de 50 adolescentes participem da Pré Conferência. O tema central da conferência é: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

“Os alunos dos grêmios estudantis representam todos os alunos da Rede Estadual de Louveira, e contar com a presença deles na Pré Conferência é uma etapa importante para entender as principais demandas e temas que devem ser debatidos na 8ª Conferência Municipal que ocorre em 8 de dezembro”, disse a secretária de Assistência Social, Therese Abdel Messih.

Os eixos de debate que já estão estabelecidos são:

- Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;

- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

- Participação da sociedade na deliberação, execução,gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico,

- Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Nas próximas semanas a Prefeitura de Louveira vai divulgar no site e nas redes sociais as informações sobre a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Louveira.