Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 02/08/2021

POLÍTICAS PÚBLICAS - Conferência de Saúde debate fortalecimento do SUS e uso da tecnologia para aprimorar serviços

Evento foi realizado no Salão de Eventos da Secretaria da Cultura nos dias 30 e 31 de julho

Cerca de 80 propostas foram discutidas pelos participantes da 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em Louveira nos dias 30 e 31 de julho. O evento, que teve como tema principal o "Fortalecimento e valorização do SUS, rumo ao constante aperfeiçoamento", reuniu, usuários do SUS, profissionais de Saúde, gestores da área e autoridades. 

Na noite de sexta-feira (30), a cerimônia de abertura da Conferência contou com palestra do médico sanitarista, Gilberto Scarazatti. 

Já no sábado (31), os participantes foram divididos em grupo para debater as propostas enviadas pelos munícipes durante as pré-conferências e dialogar sobre os seguintes eixos de discussão: 

Eixo 1 – Modelos de atenção à saúde e a garantia da integralidade. 

Eixo 2 – Importância da tecnologia como ferramenta do SUS, acelerada pelo advento da pandemia do novo coronavírus.

Nas discussões do primeiro eixo prevaleceram os debates sobre gestão, atenção hospitalar, recursos humanos, atenção primária à saúde, vigilância em saúde, farmácia, atenção especializada, recepção, transporte. 

Já nos debates sobre o tema proposto como segundo eixo, as discussões se basearam em temáticas como pandemia, covid-19 e algumas propostas de outros entes de federação do SUS. 

Das 79 propostas analisadas, apenas 64 foram aprovadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, algumas foram reprovadas pelos delegados e outras eram repetidas. 

As propostas aprovadas no evento serão utilizadas para compor o Plano Municipal de Saúde 2022-2025. 

A 9ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.