Gestão Ambiental | 19/03/2018
Poda triturada traz benefícios para o uso agrícola
Devido ao grande volume de galhos e folhas gerados pela poda, verificou-se a possibilidade de redução de custos com o aterro sanitário, um melhor aproveitamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de auxiliar os agricultores da cidade.
O serviço de corte é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Público e o resíduo de poda é encaminhado para a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, onde os galhos são triturados e entregues para os agricultores rurais do município.O material é distribuído gratuitamente e usado como adubo e forração de solo.
A cobertura do solo com forragem é uma técnica antiga que traz muitas vantagens como a manutenção da umidade, a redução da temperatura, o enriquecimento microbiológico e a elevação da matéria orgânica. Além disso, dificulta o escorrimento superficial evitando erosões e assoreamento de mananciais. Os agricultores, em especial os produtores de uva, reconhecem a importância dessa técnica.
Os produtores interessados em receber os resíduos de podas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental ou com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde será preenchida uma ficha cadastral e os resíduos orgânicos para forração de solo serão entregues por ordem de inscrição e de acordo com a capacidade de produção da prefeitura.