Coronavírus | Covid-19 | 09/04/2021

PLANO SP - Louveira sai da Fase Emergencial e entra na Fase Vermelha a partir de segunda-feira

Toque de recolher noturno e veto a cerimônias religiosas coletivas estão mantidos; saiba o que pode funcionar e o que deve permanecer fechado

Seguindo as determinações do governo estadual, Louveira volta a partir da próxima segunda-feira (12) para a Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia do coronavírus. Apesar de algumas liberações, a maioria das restrições impostas pelo Governo do Estado será mantida, como o toque de recolher das 20h às 5h e o veto a cerimônias religiosas coletivas.

A Secretaria de Saúde de Louveira ressalta que, durante este final de semana (dias 10 e 11), permanecem em vigor as regras da Fase Emergencial, que só chega ao fim no domingo às 23h59.

A Fase Emergencial começou no dia 15 de março para frear o aumento de casos e mortes por COVID-19 em todo o Estado e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

Para o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes, já é possível sentir os resultados das medidas restritivas adotadas desde o dia 6 de março. “Apesar de a curva de óbitos ainda registrar níveis preocupantes, temos observado, dentro do previsto, um declínio nas curvas de atendimento médico e no número internações. Nesta sexta-feira, por exemplo, temos 30 pacientes internadas na cidade. No final de março e início de abril esse número chegou a 48”, afirma. 

O secretário ressalta, contudo, que apesar da regressão de faixa e consequente diminuição das restrições, o cenário ainda pede cautela e total respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19. "A forma mais eficaz de reduzir a transmissão é diminuir a circulação do vírus, e essa ação já é reconhecida e utilizada no mundo todo nos momentos críticos", disse.

O que muda

Com o retorno à Fase Vermelha, Louveira volta a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento nas lojas segundo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais a partir desta sexta (9), mas apenas após às 20h, reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem.

Outras proibições da Fase Emergencial acabaram incorporadas à etapa vermelha e continuam em vigor a partir da próxima segunda. Além do toque de recolher noturno e do veto a celebrações religiosas coletivas, o Governo de São Paulo manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.

Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público.

Prefeitura

A Prefeitura de Louveira retoma o atendimento ao público no Paço Municipal e em todas as secretarias a partir de segunda-feira.

A retomada seguirá rigorosamente todos os protocolos do Plano São Paulo estabelecidos na Fase Vermelha e pela Secretaria Municipal de Saúde, como distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em todos os setores, bem como a orientação de teletrabalho nas atividades em que for possível a realização do trabalho à distância.

Na rede municipal de ensino, as aulas presenciais continuam suspensas até a edição de novo ato da Secretária de Educação. Porém, as outras atividades escolares retomam suas atividades, observando os protocolos do Plano São Paulo e as recomendações de teletrabalho nas atividades administrativas.

Dados estaduais

Dados do Governo do Estado apontam que as medidas mais rígidas de restrição, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 17,7% em novas internações e de 0,5% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo do Estado está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_plano_sp

Fiscalização mantida

A Operação de Fiscalização – ação conjunta entre Vigilância Sanitária e Guarda Municipal – permanece em atividade em três turnos (manhã, tarde e noite) no intuito de coibir aglomerações, eventos clandestinos e funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais.

O que pode funcionar na Fase Vermelha

• Escolas e universidades – com limite de 35% do número de alunos

• Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários)

• Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres.

• Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido somente serviços de entrega ou drive-thru.

• Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção

• Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos

• Serviços de segurança pública e privada

• Construção civil e indústria

• Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens

• Lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

O que não pode funcionar na Fase Vermelha

• Shoppings, galerias e comércio de rua

• Bares e restaurantes (só funcionam delivery ou drive-thru)

• Salões de beleza e barbearias

• Cinemas, teatros e casas de show

• Eventos, convenções e atividades culturais

• Atividades com aglomeração

• Academias de esporte e centros de ginástica

• Concessionárias

Regras da Fase Emergencial incorporadas à Fase Vermelha:

• Toque de recolher das 20h às 5h e reforço da fiscalização

• Recomendação de escalonamento na entrada e saída da indústria, serviços e comércio.

• Obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas

• Proibição de celebrações religiosas coletivas. Igrejas podem permanecer abertas apenas para visitas de fieis.