Desenvolvimento Urbano | 06/07/2022

PLANEJAMENTO - Diagnóstico técnico do Plano Diretor Participativo de Louveira é apresentado ao Núcleo Gestor

No encontro foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita com as famílias louveirenses, através do Cartão Cidadão, além dos relatórios das oficinas regionais que já aconteceram

Membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Louveira estiveram reunidos na última sexta-feira (01), no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura, para apresentação da Leitura Técnica do diagnóstico do processo de revisão do Plano Diretor de Louveira.

O Núcleo Gestor será responsável pela condução do processo participativo, estabelecendo o planejamento das ações e a definindo estratégias de participação social.

Na reunião foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita com as famílias louveirenses, através do Cartão Cidadão, além dos relatórios das oficinas regionais que já aconteceram.

As principais informações e questionamentos coletados foram:

- a necessidade de estudos sobre o uso do solo;

- a discussão sobre plano de saneamento para novas moradias populares;

- a estruturação da mobilidade urbana, viária e do transporte coletivo;

- a questão das áreas de preservação ambiental e cultural;

- a maior disponibilização dos equipamentos sociais;

- parâmetros para definição da área urbana;

- utilização da área rural.

Também foi estabelecido em reunião que o diagnóstico apresentado nos próximos seminários temáticos servirá também a três outras leis: REURB, LPUOS e Lei de Mananciais. Os temas serão agrupados em três seminários, na forma e datas seguintes:

- 30/07 (sábado) - das 8h30 às 13hs (PD e lei de REURB) - Leitura-síntese do território. Habitação e regularização fundiária.
- 01/08 (segunda) - das 18h às 21hs (PD e lei de mananciais) - Saneamento, meio ambiente e mananciais.
- 08/08 (segunda) - das 18h às 21hs (PD e LPUOS) - Desenvolvimento econômico. Mobilidade. Uso do solo real e legal.

Passos do Plano Diretor

- Dia 22 de Março - Aconteceu a primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor Participativo. Participaram do processo 173 pessoas e foram eleitas 12 pessoas para o núcleo gestor, 8 representando a população das várias regiões e 4 representando os segmentos sociais organizados.

- Dia 9 de Abril - Região de Monterrey e Arataba, realizada na Sede da Associação dos Moradores do Bairro do Monterrey. Contou com a participação de 26 moradores, que elegeram David Molino (representante regional). Região da Abadia, Engenho Seco e Cestarolli, aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia. Participaram 44 moradores, que elegeram Marco Biazzi (representante regional).

- Dia 23 de Abril - Regiões do Pau-a-pique e Terra da Uva (englobando os bairros Jardim Amazonas, Cavalli, Vista Alegre e Jardim Belo Horizonte). No Pau-a-pique, a oficina contou com a participação de 22 moradores, que elegeram Betânia Cruz (representante regional). No Terra da Uva,  aconteceu na EMEF Melissa Sicalhone, participaram 21 moradores que elegeram Lucinete Santos (representante núcleo gestor).

- Dia 30 de Abril - Região do Centro, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura. Participaram 14 moradores que elegeram Samuel Andrade e Walkiria da Silva (representantes regionais). E na Região do Santo Antônio, realizada no Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, participaram 12 moradores, que elegeram Anderson Lopes e Willian Mota Marques como representantes regionais. Para estas duas últimas oficinas, foram eleitos dois representantes, por serem regiões com população maior e mais diversas.

- Dia 25 de Maio - Foram empossados 26 membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo no dia 25 de maio no plenarinho da Câmara Municipal de Louveira. O Núcleo Gestor é formado por 13 representantes da sociedade civil e 13 indicados pelo poder público. Os membros da sociedade civil foram eleitos pelos moradores da cidade durante as oficinas territoriais e de segmentos realizadas durante os meses de abril e maio.

Conheça os integrantes dos Núcleos Gestores da sociedade civil:

BAIRROS:
Abadia, Engenho Seco e Cestarolli: Marco Biazzi
Monterrey e Arataba: David Molino
Terra da Uva, Jd. Amazonas, Cavalli, Vista Alegre e Jd. Belo Horizonte: Lucinete Santos
Pau a Pique: Betânia Cruz
Centro: Samuel Andrade e Walkiria da Silva
Santo Antônio: Anderson Lopes e Willian Mota Marques

SEGMENTOS SOCIAIS:
ONGs e Sindicatos: Rafael Mazaro (Associação dos Policiais Militares de Louveira)
Técnico:  Tatiana Reis Pimenta (CAU/SP)
Rural: Orivaldo de Jesus (Associação dos Produtores Rurais de Louveira)