Segurança | 25/08/2021

PIPAS - Guarda apreende 19 carreteis de linha com cerol e leva um homem para delegacia em operação com a PM e Polícia Civil

Jovem de 21 anos ofendeu agentes de segurança ao ser flagrado durante fiscalização no Parque dos Sabiás

A Prefeitura de Louveira apreendeu 19 carreteis de linha com cerol com jovens que soltavam pipas na região do Parque dos Sabiás. Durante a operação, no último domingo. um homem de 21 anos foi levado para a delegacia após desacatar os agentes de segurança ao ser flagrado com cerol.

O homem foi solto após registro do boletim de ocorrência e vai responder pelos crimes de uso de cerol e desacato. Os demais responsáveis pelas linhas fugiram ao perceber a chegada das viaturas.

De acordo com o artigo 132 do Código Penal, a pena prevista para flagrante de uso de cerol é de detenção de três meses a um ano, além de multa de R$ 290,09 (100 Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), conforme a Lei nº 018/2010.

A operação foi realizada para fiscalizar, além de cerol, o uso e tráfico de drogas e denúncias de que menores estariam consumindo bebidas alcoólicas na região. Não houve nenhum flagrante desses tipos de crime.

Participaram da operação a Guarda Municipal de Louveira, com o apoio da Divisão de Trânsito, e representantes das polícias Civil e Militar.

A Secretaria de Segurança informa que novas operações serão realizadas em outros bairros nos próximos dias.

Cerol

O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada na linha da pipa, tornando-a altamente cortante. A prática representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando.

O risco aumenta nessa época do ano, quando começa a temporada de mais ventos e que normalmente tem maior adesão à prática de empinar pipas.

Quando a pipa é cortada no ar, a linha solta pode ferir gravemente uma pessoa ao se aproximar do solo.

Não há registros recentes de acidentes envolvendo cerol.

Dicas para evitar acidentes

- Não utilize cerol ou linha cortante

- As pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica, pois podem causar curtos circuitos e colocar a vida em risco

- Evite a atividade em locais com grande fluxo de veículos e pessoas

- Rabiola deve ser evitada, pois pode enroscar nos fios elétricos.

- O uso de papel alumínio ou de linhas metálicas na confecção da pipa pode causar curtos-circuitos no contato com fios elétricos

- Caso a pipa enrosque em algum lugar alto, não tente removê-la. Subir em telhados ou postes apresenta risco de queda ou de choques

- Não empine pipas em dias de chuva. A pipa serve de para-raios e pode conduzir energia

Fiscalização

A Guarda Municipal fiscaliza diariamente em suas rondas o uso do cerol nas linhas das pipas, assim como a utilização em locais inadequados.

Ao flagrar o uso de cerol, o morador deve denunciar para a Guarda Municipal nos telefones 153 ou (19) 3878-1512.